her_rights (1)

UFG recebe exposição "Her Rights!", sobre empoderamento feminino

Em 17/05/23 12:10.

Iniciativa é da SIN em parceria com a SRI, ambas da UFG, e a Embaixada da Suécia no Brasil

Texto: Ana Paula Vieira, com informações da Embaixada da Suécia no Brasil
Fotos: Marília Sabino e Ana Paula Vieira

A exposição "Her Rights! Money, power and autonomy", organizada pela Embaixada da Suécia no Brasil, foi aberta oficialmente na UFG nesta terça-feira (16/5), com solenidade realizada no Cine UFG. Participaram da mesa de abertura do evento a pró-reitora adjunta de Graduação da UFG, Heliny Carneiro, o segundo secretário da Embaixada da Suécia no Brasil, Alexander Eriksson, a secretária de Inclusão da UFG, Luciana Dias, e a diretora de Ações Estratégicas da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFG, Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

A iniciativa é da Secretaria de Inclusão (SIN) da UFG, em parceria com a SRI e a Embaixada da Suécia. A titular da SIN afirmou que o evento marcou um dia histórico porque celebra a parceria entre a Universidade e a Embaixada. “Esse momento é muito importante. A SIN tem um compromisso muito alinhado com a meta e objetivo geral da UFG que é a oferta de educação de qualidade e de excelência, de maneira muito atenta e cuidadosa com a inclusão. Queremos essa Universidade cheia de representatividade e diversidade, verdadeiramente plural”, destacou Luciana. Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira, representando a secretária de Relações Internacionais da UFG, Laís Thomaz, agradeceu a iniciativa e afirmou que é uma honra receber a exposição Her Rights!.

Alexander Eriksson, representando a embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen, agradeceu a UFG pela iniciativa de hospedar a exposição. Ele ressaltou que a igualdade de gênero é uma prioridade na política externa de seu país e afirmou: “Nosso trabalho em fortalecer a posição das mulheres é fundamental. Uma liderança igual entre mulheres e homens faz a sociedade mais igualitária e mais justa. O empoderamento das mulheres ajuda a diminuir disparidades de gênero e ajuda a economia mundial”.

Representando a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, Heliny Carneiro disse que é um prazer para a Universidade receber a exposição, além de outras parcerias que já possibilitaram intercâmbio de docentes e estudantes para a Suécia. “Os direitos econômicos e sociais foram o conjunto de direitos que menos avançou nas últimas décadas. Igualdade de gênero é um dos objetivos do desenvolvimento sustentável para conseguir atingir as metas da agenda 2030 no Brasil, e o empoderamento econômico é um dos pilares do empoderamento feminino”, enfatizou a gestora.

Empoderamento econômico
Após a mesa de abertura, o evento ainda contou com uma mesa-redonda em que a diretora da Fecomércio Camila Hermano, a representante do Sebrae Delas Larissa Nunes, a representante do Sebrae Goiás Thaís Oliveira e a representante da Casa da Mulher Ana Terra Yawalapiti debateram o empoderamento econômico feminino, mediadas pela professora Luciana Dias. Na sequência, as autoridades abriram oficialmente a exposição, que está aberta à visitação no Pátio das Humanidades, no Câmpus Samambaia da UFG.

"Her Rights!" traça a história dos esforços da Suécia para fortalecer a igualdade de gênero por meio de políticas progressistas e reformas legais e destaca o importante papel do movimento de mulheres no avanço dos direitos das mulheres. Os visitantes aprenderão sobre mulheres pioneiras, líderes empresariais e empreendedoras.

Segundo dados da exposição, no mundo todo, 132 milhões de meninas estão fora da escola e a taxa mundial de participação das mulheres no mercado de trabalho está em 49%, enquanto a participação masculina é de 75%. Essas e outras informações podem ser observadas na exposição, que fica em cartaz até o dia 10/6 na UFG.

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias SIN