Claudio_Leles_FO_UFG

Docente recebe título de Professor Adjunto da Universidade de Berna

Em 05/04/23 13:34.

Cláudio Leles é professor da Faculdade de Odontologia e atua nas áreas de prótese e implantes

Fotos: arquivo pessoal

A Universidade de Berna (Universität Bern) na Suíça concedeu ao professor da Faculdade de Odontologia da UFG (FO-UFG), Cláudio Rodrigues Leles, o status de Professor Adjunto na Clínica de Odontologia Reconstrutiva e Gerodontologia (Klinik für Rekonstruktive Zahnmedizin und Gerodontologie). A proposta do título foi feita pelo chefe do departamento e vice-diretor professor Martin Schimmel, e aprovado pelo decanato da Faculdade de Odontologia (Zahnmedizinische Kliniken – ZMK Bern) em 28 de março de 2023. A Universidade de Berna está classificada em 120º lugar no QS World University Rankings 2023, sendo a ZMK-Bern a 7ª colocada do ranking mundial das faculdades de Odontologia.

Claudio_Leles_FO_UFG
Leles: título foi concedido depois de votação da unidade acadêmica da instituição Suíça

A designação de Professor Adjunto da Universidade de Berna é instituída pelo Conselho de Administração da Universidade de Berna em casos de cooperação próxima de longa duração com um pesquisador externo, com o objetivo de manifestar a relevância e proximidade desse relacionamento. A indicação de Cláudio Leles foi obtida mediante aprovação pela unidade acadêmica de uma proposta contendo  fundamentações acadêmicas e do preenchimento de pré-requisitos curriculares. O título de Professor Adjunto da Universidade de Berna garante ao contemplado seu uso nas designações de afiliação acadêmica, participação nas reuniões da unidade ou do corpo docente como convidado sem direito a voto, possibilidade de uso de infraestrutura de equipamentos, salas e laboratórios, e posse de endereço de e-mail institucional. A concessão do título de Professor Adjunto não está ligada a qualquer vínculo empregatício ou remuneração. A vigência será de três anos com a possibilidade de prorrogações sucessivas.

Prof. Schimmel em visita a Goiania em 2019
Martin Schimmel, da Universidade de Berna, e Cláudio Leles em visita a Goiânia em 2019

Na avaliação de Cláudio, "esta é mais uma etapa de um bem-sucedido processo de cooperação mútua entre a FO-UFG e a ZMK-Bern nos campos da pesquisa e ensino nas áreas de Odontogeriatria e Prótese Dentária, que resultou nos últimos seis anos em uma série de publicações conjuntas, captação de fomentos internacionais, visitas de intercâmbio de estudantes e pesquisadores, e projetos de pesquisa clínica multicêntricos".

Minicurrículo

Cláudio Leles é professor titular da FO-UFG, bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) e de Ciências da Saúde (PPGCS). Foi diretor-executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa - Funape (2010-2014), pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da UFG e coordenador-geral de Pós-Graduação da UFG (2018-2019), e atualmente é coordenador do Núcleo de Pesquisa em Prótese e Implantes da UFG. O professor Martin Schimmel, autor da proposta, é considerado no meio acadêmico uma das maiores autoridades mundiais da área de prótese e odontologia geriátrica, tendo sido contemplado em 2022 como Distinguished Scientist Award in Geriatric Oral Research pela International Association for Dental Research.

Fonte: FO UFG

Categorias: Notícias FO Orgulho de ser UFG