Pesquisadora da UFG conquista 3º lugar no Prêmio Confap

Em 29/03/23 10:08.

Professora da Faculdade de Farmácia Eliana Martins foi indicada pela Fapeg

ElianaMartins_ 2oPremioConfap_2023
Eliana: agradecimento a todas as pessoas e instituições que fazem parte da sua trajetória

Texto e fotos: Letícia Santana/Fapeg

A professora e pesquisadora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG) Eliana Martins Lima conquistou a terceira colocação no 2º Prêmio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) de Ciência, Tecnologia & Inovação – “Professora Odete Fátima Machado da Silveira”, na categoria Ciências da Vida (Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde). Eliana foi indicada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), na etapa estadual, que aconteceu em dezembro do ano passado.

A solenidade de premiação do Prêmio Confap foi realizada na quinta-feira (23/3), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em São Paulo, dentro da programação do Fórum Confap, entre 22 e 24 de março de 2023.

ElianaMartins_ 2oPremioConfap_2023

Presidente do Confap, Odir Antônio Dellagostin; Eliana Lima; e presidente da Fapeg, Robson Vieira

A pesquisadora Eliana destaca a importância de uma premiação como esta. “Para quem escolheu a vida acadêmica como missão, os prêmios mais valiosos são materializados no sucesso e crescimento pessoal e profissional de cada um dos alunos que me concedem o privilégio de guiar sua trajetória de formação científica. O reconhecimento por este prêmio, com a credencial do Conselho das Fundações de Amparo à Pesquisa é, ao mesmo tempo, uma honra, por estar em meio a outros grandes nomes do cenário das ciências no Brasil, e uma responsabilidade, que vem desta oportunidade de trazer à luz que no Estado de Goiás fazemos ciência de qualidade, mesmo com um custo muito mais alto para acessar recursos, insumos, e outros meios indispensáveis para quem trabalha na fronteira do conhecimento”, diz a professora.

O presidente da Fapeg, Robson Vieira, enfatiza como se sente orgulhoso em ter uma cientista de Goiás sendo agraciada em um prêmio de grande importância para a ciência brasileira. “Ficamos felizes com a indicação da professora Eliana como pesquisadora destaque na etapa estadual, em que fizemos um evento de premiação e agora, mais ainda, ao vê-la sendo homenageada em uma solenidade com tantos pesquisadores e pesquisadoras renomados do Brasil”, diz Robson.

Prêmio Confap

O Confap lançou o edital do Prêmio e as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) tiveram um prazo para realizarem a etapa estadual. Em Goiás, foi lançada a chamada pública nº 05/2022 pela Gerência Científica da Fapeg. O processo de seleção teve início com a indicação, exclusivamente, pelas Instituições de Ensino e Pesquisa (ICTs) sediadas no Estado de Goiás, sem fins lucrativos, após mobilização e avaliação interna em cada instituição. Esta lista, que indicou 27 candidatos foi encaminhada via plataforma OPP-Fapeg, para avaliação e apreciação por um Comitê Técnico-Científico instituído pela presidência da Fundação, que ao final, selecionou os profissionais que receberam as homenagens no Prêmio Fapeg de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O gerente científico da Fapeg, Fritz Kasbaum, ressalta que o “Prêmio Goiano de CT&I, etapa estadual do prêmio Confap de CT&I, conseguiu reconhecer e dar visibilidade aos excelentes pesquisadores e pesquisadoras do nosso estado. Nesta premiação nacional, que acontece no mês da mulher, é muito simbólico e especial termos como uma das finalistas a professora Eliana Martins, que muito bem representa a força da pesquisa e da ciência produzida em Goiás”, afirma.

Os cinco pesquisadores seniores classificados em primeiro lugar e a profissional de comunicação na etapa estadual seguiram participando da etapa nacional, que é o Prêmio Nacional Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação “Professora Odete Fátima Machado da Silveira”. Nessa etapa nacional, os premiados foram selecionados e classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, e receberam certificados, troféus e premiação financeira durante a solenidade.

A pesquisadora Eliana destaca a contribuições das agências de fomento para ciência. “Nos meus 32 anos como docente e pesquisadora na UFG pude participar e vivenciar importantes fatos e eventos dentro e fora da instituição e do estado de Goiás. A criação da Fapeg foi um desses. Por conhecer mais de perto, de dentro de seus Estados, e reconhecer o trabalho de cientistas cujas trajetórias impactam local, regional e nacionalmente, as fundações apontam que nossas contribuições têm relevância mais ampla do que o trabalho cotidiano alcança. Agradeço imensamente e compartilho com todos os que me concederam cada ingrediente e atributo necessário para que chegasse até aqui: à Fapeg, aos demais órgãos de fomento à Pesquisa no Brasil, à Universidade Federal de Goiás, a todos os meus alunos e orientandos, colaboradores de dentro e fora do Brasil, e tantos outros”, agradece a professora.

Fonte: Assessoria de comunicação da Fapeg

Categorias: Notícias FF Orgulho de ser UFG