homenagem angelita camara 23

Reitora da UFG é homenageada em sessão especial da Câmara

Em 08/03/23 15:58.

Como Angelita, outras mulheres de destaque também receberam diplomas de Honra ao Mérito

Texto: Fabrício Soveral
Fotos: Wesley Menezes

homenagem angelita camara 23

A Câmara de Vereadores de Goiânia realizou uma sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na manhã desta quarta-feira (8/3). Na ocasião, foram entregues diplomas de Honra ao Mérito em reconhecimento ao trabalho de dezenas de mulheres que ocupam espaços representativos em vários âmbitos da sociedade goianiense.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, foi uma das homenageadas e aproveitou a oportunidade de discursar na tribuna da Câmara para lembrar que o 8 de março, mais do que uma data de parabenização, é um dia para reconhecer a luta das mulheres. “Essa luta é secular, quem dirá milenar, mas avançou muito nos últimos cinquenta anos”, afirmou.

Angelita disse que em todas as instâncias de poder, os lugares ocupados pelas mulheres ficam em torno de 12%, o que é uma discrepância porque não corresponde ao corpo social. “Precisamos ocupar os espaços de poder, mas não é simplesmente para ocupar, é para modificar essa paisagem da desigualdade que vemos na nossa sociedade”, argumentou.

A reitora ainda fez uma relação da falta de igualdade salarial entre mulheres e homens, em cargos de mesma competência e mesma função, com as diversas violências que as mulheres sofrem: “É inadmissível porque significa que tudo que a mulher faz tem menor valor, é praticamente uma ‘licença para a violência’ contra as mulheres, a violência simbólica, a violência cultural, a violência de gênero, chegando até a violência psicológica, física e, se não interrompida, ao feminicídio".

Os diplomas de Honra ao Mérito foram entregues pela Câmara de Goiânia por meio da iniciativa das vereadoras Aava Santiago, Gabriela Rodarte, Kátia Maria, Léia Klebia, Lucíula do Recanto e Sabrina Garcez.

 homenagem angelita camara 23-2

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias Reitoria