Reuniao_SDH_27-2-23

Segurança nos câmpus da Universidade é discutida em reunião

Em 02/03/23 10:39.

SDH e equipes destacam importância de registrar denúncias e ocorrências no app Minha UFG

Texto: Larissa Rocha

Fotos: Carlos Siqueira

Com a finalização das atividades do semestre 2022/2, os preparativos para o início do próximo período letivo estão a todo vapor. Por conta disso, foi realizada na segunda-feira (27/2) uma reunião entre a Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH) e a equipe de segurança da Universidade Federal de Goiás (UFG), a Gestão de Segurança Integrada Vigilância e Segurança (GSI).

Reuniao_SDH_27-2-23
SDH: segurança com atenção às políticas de inclusão, permanência e de respeito à diversidade

Ao longo da reunião foram debatidos e revisados os procedimentos operacionais de segurança que devem ser praticados na Instituição, foram apresentados dados acerca desse trabalho ao longo do período e foi aberto um espaço para os integrantes da equipe apresentarem suas dúvidas e sugestões para a continuação deste trabalho da melhor forma possível.

"Estaremos com força total de funcionamento, portanto, é importante que os vigilantes saibam que o modo de fazer segurança na Universidade é diferente do praticado em outras instituições. Em especial as nossas políticas de inclusão, permanência e de respeito à diversidade”, ressalta o secretário da SDH, Ricardo Barbosa de Lima.

Esses três pontos destacados por ele são defendidos pela UFG, e para o próximo período é esperada uma atenção maior por parte da GSI e de todos que usufruem do seu trabalho, tendo em vista conforme o que foi falado na reunião que a comunidade também precisa estar preparada e por dentro da política de segurança e das políticas aplicadas pela Secretaria de Inclusão (SIN), Diretoria de Ações Afirmativas e a Diretoria de Acessibilidade.

Além dessas questões acerca da inclusão, a reunião foi marcada pela cobrança para o registro das denúncias, sejam elas sobre crimes, irregularidades, ou até mesmo alguma ajuda recebida. A SDH ressalta a importância de registrar essas ocorrências, tendo em vista que a atitude assegura tanto o vigilante quanto a pessoa que está sendo atendida, e ainda que essa ação de registro faz parte dos dados acerca da segurança na UFG, que são uma das formas da comunidade avaliar e reivindicar melhorias. Esses dados podem ser acessados no site Analisa UFG.

Reuniao_SDH_27-2-23 (2)
Ricardo: conceito de segurança com envolvimento ativo da comunidade

Para fazer uma denúncia a pessoa precisa acessar o aplicativo Minha UFG, e clicar na função segurança, lá é possível abrir um chamado solicitando ajuda dos seguranças e da ronda motorizada, estando disponíveis também os números dos telefones da central de segurança que dará o devido apoio. São atendidas pela central, denúncias e ocorrências sobre acidentes, agressão, assalto, assédio, comportamento suspeito, incêndio e vandalismo, entre muitas outras opções.

Para o próximo período, pensando no bem estar de todos que frequentam as dependências do câmpus, ainda segundo o secretário, "o foco da SDH é entregar para a comunidade universitária o conceito de segurança comunitária com envolvimento ativo da comunidade na proteção e prevenção da violência no âmbito da UFG".

Entendendo que garantir a segurança da comunidade acadêmica e de todos que passam pelo câmpus é uma ação necessária, a SDH junto a GSI estão comprometidas com a realização de um trabalho ainda maior. E contam com a ajuda e o apoio de uma “rede de parcerias”, com autoridades policiais, discentes, docentes e moradores das redondezas para trabalhar juntos na “prevenção da
violência” na Universidade Federal de Goiás.

Para saber mais sobre a política de segurança da UFG acesse a Cartilha de Segurança, lá estão todas as informações e dicas necessárias.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias SDH