bloquinho do Hemolito

Banco de Sangue lança campanha "Bloquinho do Hemolito"

Em 03/02/23 17:17.

Ideia é incentivar a doação de sangue antes do Carnaval para manter os estoques do HC-UFG

bloquinho do Hemolito

O mês de fevereiro chegou e, com ele, muitos foliões aguardam ansiosamente a chegada do Carnaval. E para entrar no ritmo das marchinhas da festa mais animada do ano, que tal passar antes no Banco de Sangue do HC-UFG/Ebserh para fazer a sua doação de sangue?

Com o tema “Ô abre alas, que eu quero doar”, o Banco de Sangue do HC-UFG/Ebserh iniciou nesta segunda-feira (30/01) uma campanha de sensibilização de estudantes da UFG, usuários do HC e a comunidade em geral para a importância da doação de sangue. A campanha visa chamar a atenção de todos para esse período do ano em que as doações caem bastante, mas as demandas por sangue aumentam.

“Estamos nos aproximando do período do Carnaval. E nesse momento enfrentamos mais um desafio, que é manter os estoques de hemocomponentes. Isso porque os doadores tendem a viajar e/ou participar de festejos da época. E, em ambas situações, as doações diminuem. No entanto, como sempre frisamos em nossas ações, a demanda transfusional não diminui, uma vez que atendemos pacientes com doenças crônicas que necessitam de transfusões em todo o ano, independente das festividades.

Por isso, o Banco de Sangue do Hospital das Clínicas da UFG/EBSERH elaborou a campanha: "Bloquinho do Hemolito" no sentido de sensibilizar os doadores de sangue para que venham fazer suas doações antes do Carnaval. E assim, garantir o atendimento aos nossos pacientes”, ressaltou Letícia Aparecida Silva, bióloga e responsável pela Gestão da Qualidade do Banco de Sangue do HC-UFG/Ebserh.

A campanha teve início na segunda-feira, 30/01, com uma ação de panfletagem e abordagem dos estudantes da UFG pela equipe do Banco de Sangue realizada na Faculdade de Direito, Farmácia Escola, áreas comuns da Faculdade de Odontologia e de Educação, IPTSP e Faculdade de Medicina pela manhã. À tarde, a equipe visitou as Faculdades de Nutrição e de Enfermagem.

Na terça-feira, 31/01, a equipe fez uma ação nos ambulatórios do HC-UFG para sensibilizar usuários e acompanhantes.

Horários de funcionamento

O atendimento no Banco de Sangue ocorre de segunda a sexta feira, das 7h às 18h, sem intervalo para o almoço.

“É importante que as doações ocorram nas semanas que antecedem o Carnaval, para que as bolsas estejam disponíveis para serem transfundidas”, frisou Letícia Aparecida Silva.

A ação do Banco de Sangue contou com a participação das estudantes Layssa Augusta de Camargo, Renata Deilheanny Oliveira, Júlia Percílio Santos, Júlia Alves, Alexia Jesus Araújo, Gabriela Costa Sousa Alves, Ana Carolina Cavalcante, Rafael Miranda Palhares, Caroline vitória de Lima Moreira e da assistente social Ana Cláudia Leiroz Nacarat, que hoje compõe o corpo profissional do Banco de Sangue do HC-UFG/Ebserh.

Fonte: Unidade de Comunicação Social - HC-UFG/Ebserh

Categorias: Notícias HC/UFG