Foto: Lais Dias

SRI começa 2023 com 125 acordos internacionais

Em 12/01/23 16:38.

Novas estratégias da Secretaria contribuíram com a celeridade da tramitação de documentos

Texto: Luciana Santal e Salvio Juliano Farias

Fotos: Carlos Siqueira e Lais Dias

A Secretaria de Relações Institucionais da Universidade Federal de Goiás (SRI-UFG) iniciou o ano com 125 motivos para celebrar. Esse é o número de acordos internacionais vigentes que foram formalizados nos últimos doze meses. Na América Latina, são 26 acordos; nos Estados Unidos e Canadá, 13; e na Europa, 73. Destes, muitos se concentram em Portugal (26 acordos), devido à proximidade cultural e histórica entre o país e o Brasil. AQUI você confere a lista completa dos países participantes.

Umas das estratégias apontadas pela secretária de Relações Internacionais, Lais Forti Thomaz, é a diminuição de tempo para finalizar a tramitação dos documentos referentes aos acordos. Processos que demoravam até seis meses para serem concluídos, agora são realizados em média em 50 dias. Houve um acordo com Portugal que tramitou em quatro dias.

A professora Lais Thomaz comemora o crescimento de 40% do número de formalizações de acordos no último ano, e aponta novos desafios: “Agora, temos que diversificar as parcerias, pois temos uma concentração muito forte na Europa, principalmente em Portugal. Estamos com tratativas com a Embaixada da Austrália e temos buscado outras universidades na Oceania e ampliar nossa atuação na África”.

De olho nos rankings

O assessor da Diretoria de Acordos e Redes da SRI, Marcos Linhares Goes, explica que para aumentar a captação de novas parcerias, é preciso que os docentes e unidades acadêmicas da UFG que tenham interesse em formalizar acordos, conheçam alguns requisitos necessários, como anuência do Conselho Diretor da unidade e um aceite da instituição estrangeira, já traduzido em português.

Foto: Carlos Siqueira
Marcos Linhares é assessor da Diretoria de Acordos e Redes da SRI

Marcos Linhares ressalta a importância de que a SRI seja partícipe dos convênios. “É muito importante que essas tratativas não sejam informais, pois os acordos geram dados que aumentam o nível de internacionalização da UFG”. Ele destaca que convênios com a chancela da SRI e da Reitoria geram maior visibilidade e credibilidade para a instituição e, consequentemente, podem atrair mais financiamentos para cursos, pesquisas e projetos de ensino, além de novas parcerias.

O diretor de Acordos e Redes da SRI, Cristiano Farias, ressalta que a Secretaria está planejando um curso de capacitação para os servidores sobre a formalização de parcerias e cooperações internacionais na UFG.

A ideia para 2023 é que a comunidade acadêmica receba mais informações sobre oportunidades de cooperação com outros países e também atuem ativamente junto à SRI para fomentar mais acordos. Laís Thomaz explica que, ainda no primeiro semestre, a Secretaria vai iniciar um mapeamento, o “SRI Itinerante”, justamente para levantar aquelas parcerias que não chegam à Secretaria, mas que já existem por meio de colaboração em pesquisa ou projetos entre professores.

Foto: Lais Dias
Parte da equipe da SRI: Camila, Vinícius, Lais, Alexandra e Marcos

Para conhecer melhor a SRI e saber oportunidades de intercâmbios, acesse o site AQUI.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias SRI Internacionalização