Rota da Fruticultura_MDR

UFG participa da criação da Rota da Fruticultura do MDR em GO

Em 19/12/22 12:33.

Docentes da Face e da EA coordenam Polos da Região Metropolitana e o do São Patrício

A Portaria nº 3.560, de 13 de dezembro de 2022, da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconhece a existência de 11 Rotas de Integração Nacional: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, Economia Circular, Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Dois docentes da  Universidade Federal de Goiás (UFG), professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face), Waldemiro Alcântara da Silva Neto, e a professora da Escola de Agronomia (EA), Clarissa Damiani, são coordenadores titulares do Polo da Região Metropolitana de Goiânia e do Polo do Vale do São Patrício, respectivamente. Ambos fazem parte da Rota da Fruticultura.

De acordo com o site do MDR, “as Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Nessas rotas são promovidas a coordenação de ações públicas e privadas em polos selecionados, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva, inovação e o desenvolvimento regional”.

O professor Waldemiro participou das discussões para captação de recursos para o projeto. Notícia publicada no site Reitoria Digital, da UFG, em agosto de 2022, o professor afirmou: “este é um projeto interdisciplinar, onde estarão envolvidas unidades acadêmicas como a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face), Instituto de Informática (INF) e a Escola de Agronomia (EA). Ele visa fomentar o desenvolvimento do polo frutífero em Goiás. Assim, a UFG irá prestar um apoio institucional, com o desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e ensino”.

Em outubro, o MDR noticiou que produtores de frutas de Goiás participaram de uma capacitação em temas variados como gestão de custos, formação de preços de venda, preparo de doces, geleias e cascas cristalizadas. A finalidade dos cursos que terminam no início de 2023 é ajudar aos agricultores a buscar meios de ampliar a produção com qualidade das colheitas; geração de valor agregado aos produtos, tornando-os mais competitivos e ajudando os produtores a conquistarem novos mercados consumidores.

Fonte: Secom UFG com informações do MDR e Reitoria Digital

Categorias: Notícias EA Face