CG_1_Leodegaria_29-11-22

UFG propõe título de Doutora Honoris Causa a Leodegária de Jesus

Em 02/12/22 12:19.

Proposta de homenagear, in memoriam, a professora, jornalista e poeta foi apresentada no Câmpus Goiás

O Câmpus Goiás promoveu, na última terça-feira (29/11), a Sessão Extraordinária do Conselho Gestor. A pauta única foi a apresentação da proposta conceder o título de Doutora Honoris Causa da UFG (in memoriam) à professora, jornalista e poeta negra, Leodegária Brazília de Jesus. A homenagem foi apresentada em conjunto pela Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA) e pela Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH), ambas do Câmpus Goiás, e pela Faculdade de Direito (FD), do Câmpus Colemar Natal e Silva da UFG, em Goiânia.

A sessão foi presidida pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, que compôs a mesa junto à diretora do Câmpus Goiás da UFG, Margareth Pereira Arbués, e a secretária-executiva, Cássia Regina Pereira Rosa.

O Conselho Gestor Extraordinário foi aberto à toda comunidade universitária e ao público externo. O professor José do Carmo Alves Siqueira leu alguns trechos da proposta justificada de atribuição-outorga, que passou por apreciação e aclamação dos membros do Conselho Gestor. Posteriormente, a vereadora Elenízia da Mata interpretou um dos poemas do livro escrito por Leodegária. A proposta será, agora, encaminhada para a apreciação do Conselho Universitário (Consuni).

Leodegária de Jesus nasceu em 1889 em Caldas Novas, mas ainda adolescente se mudou para a Cidade de Goiás, para estudar no Colégio Sant'Ana. Ao longo de sua vida, atuou incansavelmente no desenvolvimento da educação escolar em Goiás, na defesa da literatura e da imprensa livre. Além disso, destacou-se como poeta, tendo publicado dois livros, e fundou O jornal A Rosa, ao lado de Cora Coralina. Leodegária morreu em 1978, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Leodegaria 1

Leodegaria 2