Embaixador_Nigeria_9-11-22

UFG recebe a visita do embaixador da Nigéria no Brasil

On 09/11/22 14:13 .

Muhamad Ahmad Makafi falou sobre fortalecer parcerias com instituições brasileiras

Texto: Fabrício Soveral
Fotos: João Victor Carvalho

Nigéria

A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu a visita do embaixador da Nigéria no Brasil, Muhamad Ahmad Makafi, na manhã desta quarta-feira (9/11). O diplomata foi recebido pelo pró-reitor de Graduação, Israel Trindade, que representou a Reitoria da UFG, e pela secretária adjunta da Secretaria de Relações Internacionais (SRI/UFG), Rejane Faria Ribeiro-Rotta. A UFG possui uma parceria com a Nigéria e conta com estudantes nigerianos nos programas de Pós-Graduação de Agronomia e de Ciências Biológicas, que também estiveram presentes no encontro.

Israel Trindade fez uma apresentação para o embaixador sobre a UFG, destacando a estrutura da instituição e o que ela representa para Goiás e para o país. O pró-reitor comentou o bom desempenho da Universidade nos rankings internacionais que a colocam, atualmente, em torno das 1000 melhores universidades do mundo.

“A nossa missão é fomentar a qualidade do nosso ensino, pesquisa e extensão, e para isso, é fundamental a nossa internacionalização. Quero dizer ao embaixador que as parcerias com a Nigéria são muito bem-vindas e devem ser celebradas porque os elementos que nos diferenciam são menores que os elementos que nos unem”, afirmou Israel.

O diretor da Escola de Agronomia, Marcos Gomes da Cunha, explicou que o Brasil está na mesma faixa do globo terrestre de países africanos, sendo assim, as condições climáticas podem ser semelhantes, o que é mais uma predisposição para o compartilhamento de conhecimentos na área.

“É uma felicidade receber esses estudantes aqui na UFG e estamos à disposição para novos desafios, com novos intercâmbios e com o aperfeiçoamento dos nossos processos para que as parcerias com a Nigéria sejam as mais produtivas possíveis”, pontuou Marcos.

Nigéria

Em sua fala, Makafi disse estar muito feliz e orgulhoso com os estudantes nigerianos que estão cursando mestrado na UFG e se formam em fevereiro do ano que vem. Ele falou sobre a imensa capacidade de produção de alimentos no Brasil e como a ciência colabora para o desenvolvimento dos setores produtivos e da economia em geral. O embaixador ainda comentou que conheceu outras universidades brasileiras, percebeu o conhecimento que gira em torno delas e que deseja uma forte colaboração da Nigéria com as instituições.

Nigéria

Ao final da reunião, Muhamad Makafi foi presenteado com uma obra de autoria da professora da Faculdade de Artes Visuais (FAV) Adriana Mendonça que representa o Ipê Amarelo, um dos símbolos do cerrado brasileiro.

Também participaram da reunião a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Helena Carasek; o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Wilson José Flores Júnior; a diretora de Mobilidade da SRI, Alexandra Nogueira da Silva; o nigeriano e professor do Instituto de Ciências Biológicas James Oluwagbamigbe Fajemiroye; e outros assessores da Embaixada da Nigéria.

Quelle: Reitoria Digital

Kategorien: Notícias SRI