Capa Nota Oficial 2019_1

Cortes no orçamento asfixiam Instituições Federais de Ensino

Em 17/10/22 10:24.

Foram cortados de 5,8% a 7,2% dos orçamentos das universidades e institutos federais em Goiás

Entre bloqueios e desbloqueios, em 2022, o Governo Federal cortou efetivamente de 5,8% a 7,2% dos orçamentos das universidades e institutos federais em Goiás. O Instituto Federal de Goiás (IFG), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a Universidade Federal de Catalão (UFCAT), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de Jataí (UFJ) perderam, juntos, mais de  R$ 17 milhões.

Desde então, esses cortes têm comprometido gravemente o funcionamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), uma vez que impossibilita honrar não só os compromissos assumidos e as atividades planejadas, como compromete até mesmo as mínimas ações cotidianas que atingem diretamente a formação de mais de 69 mil estudantes de todos os níveis. Com o corte, as universidades e institutos federais perderam recursos de custeio e de investimento em suas unidades, além de parte do fundo do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que financia diversas ações para a permanência e para a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e social.

A situação se agravou em 2022, contudo, desde 2016 as instituições de educação vêm sofrendo reduções sucessivas de recursos destinados à manutenção de seus prédios e laboratórios, ao pagamento às concessionárias de energia elétrica e água, dos contratos de prestações de serviços, além de estar comprometendo efetivamente o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

No período em que se celebra o trabalho fundamental e imprescindível de professoras e professores, servidoras e servidores técnico-administrativos, as IFES de Goiás lamentam e repudiam o descaso com a Educação no Brasil, sacramentado por atos que ignoram o papel estratégico que as universidades e institutos federais cumprem para o desenvolvimento do país, para a formação de recursos humanos e para o suporte em projetos e ações de elevada demanda social.

Reitoria do Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

Reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG)

Reitoria da Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Reitoria da Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Reitoria