3º Concurso Fotografe a UFG

3ª edição do Concurso Fotografe a UFG recebe inscrições até 10/10

Em 21/09/22 14:14.

Fotografias selecionadas farão parte do Calendário Institucional 2023 da Universidade

3º Concurso Fotografe a UFG

Já estão abertas as inscrições para a terceira edição do "Concurso Fotografe a UFG", cujo objetivo é incentivar a arte da fotografia e promover homenagem aos 90 anos de Goiânia, capital do Estado de Goiás. Os trabalhos selecionados farão parte do Calendário Institucional da UFG do ano de 2023. Quando Goiânia vai, efetivamente, completar nove décadas de fundação. O tema eleito para a campanha do calendário UFG 2023 foi "Goiânia é um poema: 90 anos", sendo que os registros fotográficos devem estar relacionados à história do nonagésimo aniversário da cidade, podendo abranger neste contexto registros da cidade de Goiás que foi a primeira capital do Estado e, ainda, de Aparecida de Goiânia por compor a região metropolitana, e que sediam câmpus da Universidade. O concurso é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFG.

Cada participante poderá inscrever apenas uma fotografia. Poderão participar todos os membros da comunidade acadêmica da UFG, ou seja, aqueles com vínculo em unidades acadêmicas (UA), unidades acadêmicas especiais (UAE), Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) e órgãos, sendo que os discentes devem estar matriculados regularmente e os servidores em efetivo exercício profissional.

As inscrições são gratuitas e estão abertas desde 9 de setembro de 2022 e serão encerradas às 20h do dia 10 de outubro do mesmo ano. A inscrição deverá ser feita a partir do preenchimento de formulário eletrônico Google Forms. No mesmo documento o candidato deve enviar a foto anexada de acordo com as características técnicas apontadas no item 5.4 do Edital Proec 5/2022. e, também, os dados completos do concorrente como nome, CPF, número de matrícula, e a qual unidade acadêmica, unidade acadêmica especial, Cepae ou órgão da UFG está vinculado. Também é necessário informar um número de telefone de contato, e-mail, data e local da foto, nome da foto, declaração de autoria e cessão de direitos para uso da foto no calendário acadêmico 2023 e para exposições, publicações em acervos e campanhas relacionadas à atividades culturais e acadêmicas da UFG e declaração de ciência e concordância com todos os termos do edital.

Os oito critérios que serão considerados para a de avaliação das fotografias pela Comissão de Seleção, são criatividade, qualidade técnica, originalidade, expressividade, estética, consonância e adequação com o tema proposto, exploração de recursos inerentes à arte de fotografar e fidelidade ao tema. A Comissão de Seleção, composta por até seis membros a serem designados pela Proec, após a fase de homologação das inscrições, ficará responsável pelas etapas de avaliação, seleção e premiação das fotografias. Ao todo, 12 fotos serão selecionadas para fazer parte do calendário institucional 2023. Os autores das fotos escolhidas receberão certificado a ser enviado para o e-mail cadastrado no ato da inscrição e terão direito, cada um, a oito exemplares físicos do calendário produzido.

A divulgação das fotos selecionadas e envio de certificados aos seus autores está prevista para 24 de outubro de 2022, dia do aniversário de Goiânia. A Solenidade de entrega dos calendários 2023 deve ocorrer entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, em data a ser definida. Serão impressos 2.500 exemplares do Calendário Institucional 2023 e a Reitoria da UFG deverá dispor sobre os critérios de distribuição.

Clique aqui para preencher o formulário eletrônico de inscrição.

Para ler a íntegra do Edital Proec 5/2022, clique aqui.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias Editais Inscrições abertas Proec