Capa Nota de Falecimento 2019

Nota de falecimento

Em 12/09/22 13:02.

Joel Pimentel de Ulhôa foi reitor da UFG (1986-1990); Instituição decreta luto oficial de três dias

A Universidade Federal de Goiás (UFG) lamenta informar o falecimento do ex-reitor da UFG, Joel Pimentel de Ulhôa. Professor aposentado da atual Faculdade de Filosofia (Fafil), Joel Pimentel de Ulhôa, foi o primeiro reitor eleito pela comunidade universitária, já no fim do regime militar, no período de 1986 a 1990. A Instituição decretou luto oficial de três dias. Muito benquisto por seus ex-alunos, colegas e comunidade universitária, Joel Ulhôa deixa uma enorme contribuição para a UFG. 

Em entrevista concedida para o site Só Filosofia, quando já estava aposentado, ele declarou: "A discordância do aluno para com o professor deve existir, deve ser estimulada. Sem ela não há vida intelectual ativa e formamos robôs. Sempre entendi a aula como um momento político da maior relevância e nisso vai muito de minha visão de universidade. A universidade não é feita apenas para formar, para diplomar alunos, dar-lhes uma profissão, inseri-los no mercado de trabalho. A universidade foi feita para criar cultura, mudar a sociedade, desenvolver a cidadania e o respeito pela coisa pública, criar, enfim, vidas."

Dentre os seus livros publicados, o título "Rousseau e a utopia da soberania popular" (Editora UFG, 1996) foi utilizado em várias universidades do País. Perguntado sobre a razão do sucesso desta obra, o ex-reitor falou à época ao Só Filosofia: "Rousseau é um deles e, diga-se de passagem, com uma atualidade exemplar. Sua tese, por exemplo, da soberania popular, que maravilha para quem se preocupa em deslindar os meandros da realidade política de uma democracia autêntica!" 

Joel de Ulhôa acreditava que "a política é uma coisa muito nobre, que se manifesta em todos os sentidos, dentro e fora das salas de aula, direta ou indiretamente, na vida, na sociedade, em cada um de nós. Desprezar a política e os políticos é uma maneira ingênua e perigosa de fazer política, de contribuir para que formas insidiosas de totalitarismos invadam e envenenem o ambiente em que vivemos". 

Joel Pimentel de Ulhôa deixa a esposa Alice, 5 filhos, 9 netos e 3 bisnetos. Segundo o jornal O Popular, o velório está sendo realizado no Cemitério Parque Memorial de Goiânia, na GO-020. O sepultamento está previsto para a manhã de terça-feira (13/9) em horário a ser confirmado.

A UFG é grata ao legado do ex-reitor, Joel de Ulhôa, e se solidariza com a família e amigos do docente neste momento de pesar. 

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Reitoria Fafil