Cópia de _MG_7075.jpg

Valorizando a memória e traçando os desafios, IF comemora 25 anos

On 09/05/22 10:54 .

Com 5 cursos de graduação e mais de 660 estudantes, IF é referência em pesquisa e pós graduação

Texto: Caroline Pires

Fotos: Gabriella Paiva, Geovanna Pires e Carlos Siqueira

Com a mesa de abertura repleta de pessoas que representam a história viva do Instituto de Física da UFG, foi realizada na manhã de hoje, 5/9, a cerimônia em comemoração aos 25 anos do Instituto de Física da UFG. Na ocasião foi feito o descerramento das placas do Laboratório de Mídias, Galeria de ex diretores, homenagem aos servidores e da Galeria de professores eméritos do IF. Após a cerimônia de abertura, o professor emérito da UFG, Fernando Pelegrini, realizou uma palestra sobre a história do Instituto. Confira a galeria de fotos.

Iniciando os discursos da manhã, o atual diretor do IF, prof. Lauro Maia, agradeceu a todas as autoridades presentes, mas em especial aos estudantes e servidores técnico administrativos que compareceram ao evento. Reforçando que além de formação de profissionais, o IF trabalha no sentido de impactar a sociedade. "Somos um instituto pujante, formado por pessoas parcerias e acolhedoras que nos permitiu dobrar de tamanho, desde que ingresse na UFG em 2008", afirmou. O IF conta hoje com cinco cursos de graduação, com 660 estudantes. "Reviver a história é planejar o futuro. E estamos muito animados em viver o que vem pela frente", concluiu.

Cópia de _MG_7075.jpg

Mesa de abertura foi composta pela reitora da UFG e os últimos diretores do IF

Lembrando que chegou ao IF em 1984, o ex reitor e professor emérito da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, destacou que aqueles que ingressam hoje na UFG não conseguem imaginar os desafios enfrentados décadas atrás. Segundo ele, ainda em 1990, o IF tomou a acertada escolha de investir em pesquisa de uma maneira intensa. "Hoje temos uma estrutura de pesquisa e laboratórios que conversa com outras instituições e, especialmente com Reuni, em 2006, demos um passo enorme. A UFG foi uma das instituições de ensino superior que mais aproveitou esse momento para crescer bem", lembrou.

Reafirmando que é sempre um privilégio retornar a sua casa, na qual está envolvido desde 1977, ex-diretor Carlito Lariucci destacou que foi um privilégio ser gestor do IF. "Investimos profundamente em qualificação de docentes. E seguindo o trabalho pelo professor Orlando, conseguimos aprovar o nosso doutorado. Chegamos a ser a unidade acadêmica com o maior percentual de doutores, na época", afirmou. Já o ex-diretor Tertius Fonseca, confidenciou que chegou a direção do IF por insistência do prof. Jesiel Carvalho, que o motivou a entrar nessa empreitada na gestão. "Quando começamos a direção estávamos em meio a uma reforma, mas felizmente contamos com o apoio fundamental da reitoria na época", recordou. O professor Ardiley Avelar destacou especialmente o clima agradável do IF, "o instituto está sempre com as portas abertas. Contribuindo com políticas públicas e parcerias internas e externas a UFG. São 25 anos do IF, mas também são o melhor um quarto de século da minha vida", compartilhou.

Cópia de _UFG8347.jpg

Reitora desafiou os gestores do IF a trabalharem para a construção de uma mesa com mais mulheres no cinquentenário do IF

Destacando que o IF é herdeiro das atitudes dos precursores que trabalharam no antigo Instituto de Matemática e Física,  com o objetivo sempre de crescer o vice reitor Jesiel Carvalho destacou a forma participativa do desenvolvimento dos trabalhos. "Aqui privilegiamos o interesse institucional acima do pessoal, e talvez esse tenha sido o segredo do nosso sucesso", lembrou o vice reitor. Além disso, o IF colabora com diversas áreas e laboratórios da UFG, como o Parque Tecnológico, o LamCad e a Pró reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).

Cópia de _MG_7144.jpg

Vice reitor da UFG, Jesiel Carvalho, é docente do Instituto de Física

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, realizou visita na última semana ao IF e se disse uma admiradora do trabalho realizado em cada um dos laboratórios que são absolutamente funcionais e impactantes para a sociedade. "Apesar de todas as dificuldades estamos crescendo nos rankings como referência em ensino, pesquisa e extensão. O IF é símbolo e grande responsável por esse sucesso", defendeu. Afirmando que a gestão hoje é facilitada por conta dos antecessores na reitoria que pavimentaram o caminho da UFG, a reitora nomeou as 5 docentes e 52 estudantes mulheres do IF. "Espero que na comemoração do cinquentenário tenhamos mais mulheres aqui conosco nessa mesa. Desejo que a Física encare esse desafio para os próximos 25 anos", concluiu.

Na cerimônia, o professor Leandro Félix Bufáiçal, representou seu pai, ex-reitor, prof. Ricardo Freua Bufáiçal (in memoriam).

25 anos de história

Após o descerramento das placas comemorativas, o prof. Fernando Pelegrini, que também é professor emérito da UFG, realizou uma palestra detalhada sobre a trajetória do Instituto de Física. No ano de 1974, foi criado o curso de Física, bacharelado e literatura. Em 1992, quando o mestrado em Física foi criado, o professor lembra que havia em média a publicação de 14 trabalhos por ano, em comparação com os números atuais, é possível ver o desenvolvimento do IF. "Hoje alcançamos uma média de 100 trabalhos publicados por ano. Esse número fala por si só", defendeu o professor. Além disso, Fernando Pelegrini lembrou que hoje a publicação de artigos é variada em várias área da pesquisa no IF, e não mais concentrada em determinados pesquisadores ou laboratórios. Em paralelo com a história do IF, o professor passou a apresentar dados para traçar um paralelo com a realidade brasileira nesta área de pesquisa nos últimos anos".

A cerimônia completa está disponível no YouTube do Instituto de Física.

Cópia de _UFG8487.jpg

Foi inaugurada a Galeria do ex-diretores do IF

Cópia de _UFG8495.jpg

Evento foi acompanhado pelos professores eméritos do IF