GrupoPDI_capa.png

Secplan realiza reunião com os grupos técnicos de trabalho

Em 19/08/22 11:08.

Gestores da UFG trabalham na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional

Texto: Caroline Pires

Para dar continuidade aos trabalhos de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), foi realizada na sexta-feira (19/8), pela Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (Secplan) da UFG, uma reunião interna com os gestores dos grupos técnicos e trabalho das secretarias, pró-reitorias e órgãos administrativos da Universidade. Na ocasião, foram apresentados os grupos de trabalho temático, a partir das áreas de atuação de cada área, visando a produção do documento. O encontro faz parte do intenso trabalho para que o documento esteja pronto para apreciação do Conselho Universitário, no final do mês de novembro. A previsão é que o documento seja lançado no dia 14 de dezembro de 2022, aniversário da Universidade.

Na abertura da reunião, o secretário de Planejamento, Vicente Ferreira, reforçou que o esforço dos trabalhos têm sido no sentido de promover a integração entre os planos das mais diversas frentes que estão sendo desenvolvidos na universidade. Para isso, a Secplan realizou nos últimos meses um exaustivo estudo dos documentos e legislações da área para subsidiar o desenvolvimento do PDI. "Nosso desafio é integrar o plano de gestão, o plano de desenvolvimento institucional e os processos de avaliação institucional. Essas áreas precisam conversar bastante, porque fazer os planos é simples, o que devemos fazer agora é trabalhar para evitar as dificuldades de implementação dos planos. Esperamos que esse casamento dê certo", defendeu. Por fim, o secretário agradeceu a participação dos gestores e reforçou que a contribuição de todos, por meio do trabalho conjunto, é o que permitirá boas entregas, e reverberará a longo prazo na UFG. Em seguida, a diretora de Planejamento da Secplan, Maria Tereza Godoy, defendeu a necessidade de que nunca se perca de foco a necessidade de aplicação prática do que for incluído no documento. "O PDI não é apenas mais um documento para cumprir uma função legal, ele deve ser um plano executável e viável", afirmou.

O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, participou da reunião e afirmou que a expectativa da gestão para a construção do PDI é muito positiva. "Nossa intenção é promover as discussões para pensarmos qual a universidade que queremos a médio e longo prazo. O PDI é uma oportunidade de reflexão", frisou. Segundo ele, o documento não é uma resposta burocrática, mas é, um documento significado não só para quem enxerga a universidade de fora, mas que representa uma instituição com projetos definidos.

Por fim, o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professor Paulo Henrique Cirino, apresentou os aspectos que devem ser levados em consideração para a avaliação institucional. Para dialogar com o PDI, o professor apresentou os indicadores estratégicos, que estão sendo pensados de maneira colaborativa para refletir o momento de desenvolvimento contínuo da qualidade da universidade. "Trabalhamos com índices de qualidade e expansão, e em paralelo vamos seguir atentos a aspectos como a inovação e a internacionalização", explicou. Todo esse processo será acompanhado no Sistema de Planejamento Estratégico e de Projetos (SIPEP).

Como colaborar?
A Secplan reforça que para elaboração do documento é fundamental a participação de toda a comunidade, por isso segue aberta as consultas públicas para que as sugestões sejam dadas, visando subsidiar o PDI 2023-2027. Estudantes, servidores técnicos-administrativos, docentes e membros da comunidade externa podem enviar suas contribuições pelo formulário disponível em pdi.ufg.br.

O segundo ciclo de Consulta Pública terá início na próxima segunda-feira (22/8), e irá realizar a coleta de sugestões com base no PDI 2018-2022 e do Plano de Gestão 2022-2025. Já a partir do dia 10 de outubro será disponibilizado o documento preliminar do PDI 2023-2027, para avaliação da comunidade. Maria Tereza de Godoy adiantou que, nas próximas semanas, já estarão disponíveis para consulta dos gestores os primeiros relatórios de status do projeto para avaliação de todos.

2_POST_1080x1080px_PDI.jpg

Fonte: Secom UFG