formatura educação intercultural 2022

UFG realiza formatura de 54 estudantes do curso de Educação Intercultural

Em 05/08/22 13:45.

Professora Maria do Socorro Pimentel, vítima da covid, foi a grande homenageada da cerimônia

Kharen Stecca

Após dois anos de pandemia, a Universidade Federal de Goiás realizou no dia 4 de agosto de 2022 a colação de grau do curso de Educação Intercultural em Ciências da Cultura, Ciências da Linguagem e Ciências da Natureza. Em uma cerimônia de muitas recordações pelos colegas perdidos durante esse período tão difícil para toda a população, mas especialmente para a população indígena, 54 estudantes colaram grau e voltam agora para suas aldeias para continuar aplicando tudo o que aprenderam e também ensinaram em suas passagens pela universidade. 

formatura educação intercultural 2022
Mesa diretiva da cerimônia de colação de grau do curso de Educação Intercultural realizada no Núcleo Takinahaky (Fotos: Júlia Barros)

O nome da professora Maria do Socorro Pimentel foi lembrado em todos os discursos. A professora, que foi uma das responsáveis pela criação do curso na universidade, faleceu em 2021 vítima da Covid-19. Uma dança foi realizada em homenagem à professora durante a cerimônia. A colação de grau do curso de Educação Intercultural foi marcada por diversas particularidades como saudações em 14  línguas indígenas e músicas de sua cultura. 

formatura educação intercultural 2022
Homenagem à professora Maria do Socorro Pimentel

O discurso da oradora Sheila Apinajé além de lembrar a professora, lembrou os diversos colegas que também não puderam voltar ao ensino presencial na UFG. A paraninfa da turma Mônica Veloso lembrou da saudade que a professora deixou e de todo o trabalho que ela percorreu em sua carreira, sempre dedicada à população indígena. “Ela sempre soube ouvir os povos indígenas e tinha amor e entusiasmo pelo que fazia”, ressaltou a professora que lembrou uma frase que Socorro usava: “Socorro abriu picadas”. 

O professor e vice-coordenador do curso de Educação Intercultural Alexandre Herbetta ressaltou que os povos indígenas seguem sendo ameaçados e lembrou a importância da criação do curso na UFG, que permitiu acesso e permanência dessa população na universidade. Ele ressaltou que os indígenas ensinam a universidade a ser mais democrática e ressaltou alguns números da graduação: são cerca de 270 estudantes e docentes de 5 estados brasileiros e mais de 30 populações originárias que participam deste curso.

formatura educação intercultural 2022
54 estudantes colaram grau durante a cerimônia

O Diretor da Faculdade de Letras, Jamesson Buarque Souza ressaltou que essa turma passou metade do curso a distância e que foram inúmeras as perdas de estudantes e de familiares dessa população. Ele ressaltou que não devemos nos esquecer desse tempo tão difícil, para que possamos enfrentar o que vem adiante. 

A reitora da UFG Angelita Lima lembrou que essa formatura é um momento importante para a educação brasileira pela audácia em tocar um projeto tão importante. Ela também homenageou a professora Maria do Socorro Pimentel e ressaltou a importância de que o nome dela fosse marcado nessa formatura. A reitora também convidou os estudantes para que voltem e ocupem outros espaços na UFG sempre, ajudando a construí-la. 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias educação intercultural Letras