CAPA NÃO AOS CORTES

Andifes convoca para o Dia Nacional de “Não aos cortes em Educação e Ciência”

Em 20/06/22 17:50. Atualizada em 20/06/22 17:59.

Em nota, a entidade explica como as atividades serão realizadas nessa terça-feira, 21

NÃO AOS CORTES 2022

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) publicou uma nota em que convoca instituições e pessoas ligadas às áreas de ciência, tecnologia e inovação para se manifestarem contra os cortes no orçamento de 2022 anunciados pelo governo federal. O Dia Nacional de "Não aos cortes em Educação e Ciência" será realizado nesta terça-feira, 21 de junho, com atividades organizadas de maneira focada e descentralizada. A programação pode ser conferida aqui. Leia abaixo a nota na íntegra:

 

À Comunidade Acadêmica, Científica e Instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação,

As entidades abaixo, indignadas com os novos cortes em CT&I e com os cortes previamente anunciados nas áreas decisivas para o futuro do Brasil, como ciência, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social, convidam todas as instituições que militam no ensino superior, tecnológico e que atuam na pesquisa e formação de recursos humanos a um Dia Nacional de “Não aos cortes em Educação e Ciência”, para o próximo dia 21 de junho, terça-feira.

A exemplo do que foi feito no ano passado, organizaremos as atividades de maneira focada, mas descentralizada. O foco consistirá no tema “Não aos cortes em Educação e Ciência”, bem como num material de divulgação unificado, que será distribuído a todos os participantes para juntar suas respectivas logomarcas. Previmos uma atividade central, no modo virtual, das 14h às 16h do dia 21/06 p.f., horário em que todos estarão convidados a participar e acompanhar.

A descentralização consistirá na organização, a cargo de cada instituição ou sociedade científica, de mesas redondas, aulas magnas, palestras, gravação de vídeos, em suma, de atividades que cada uma puder realizar em defesa da ciência e educação, bem como saúde, cultura, meio
ambiente e inclusão social.

Essas atividades poderão ter lugar em qualquer horário, recomendando-se (1) que se situem nas faixas de 8h-10h, 10h-12h, 16h-18h e 18h-20h; (2) sejam transmitidas e gravadas, ficando disponíveis no canal da instituição ou entidade e (3) sua realização seja comunicada, até o dia 15 de junho, à SBPC, para que possam ser divulgadas em um grande calendário de luta, o que poderá ser feito pelo e-mail naoaoscortes@sbpcnet.org.br.

Consultamos então os amigos e amigas, desde este momento, sobre a disposição de sua entidade a participar desse dia de luta, e peço que respondam no e-mail acima mencionado.

Cordialmente,

Renato Janine Ribeiro – SBPC
Helena Nader – ABC
Odir Dellagostin – Confap
Fernando Peregrino – Confies
Marcus David – Andifes
Hideraldo Luiz – Ibrachics
Claudio Alex – Conif
Rafael Pontes – Consecti
Fabio Guedes Gomes – ICTP.Br

Brasília, 08 de junho de 2022.

Campanha 'Não aos Cortes em Educação e Ciência"

Fonte: Andifes

Categorias: Notícias