contrato crescimento setor mineral 13-6-22 (2)

UFG assina contrato para mapear oportunidades no setor mineral

Em 14/06/22 15:04.

Projeto busca gerar empregos e movimentar a economia local nos próximos 20 anos

Texto: Jordana Vieira

Fotos: Augusto Araújo

Projeto de Mineração
Helena Carasek, Joel Braga Filho, Angelita Pereira, Nelson Vieira, Orlando Amaral e José Nogueira Neto

A Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), junto à Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SIC) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), assinou nesta segunda-feira (13/6) um contrato voltado à execução do projeto "Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022-2042".

O evento para a assinatura do documento se deu no Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), no Parque Tecnológico Samambaia (Câmpus Samambaia) da UFG, em Goiânia. Na ocasião, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou que a iniciativa possui uma importância tanto para a sociedade goiana quanto à Universidade.

"Este mapeamento vai subsidiar o desenvolvimento de uma política de exploração de minérios no estado de Goiás. A Universidade demonstra sua capacidade de fazer a análise, de fazer o diagnóstico e de dar suporte para a criação de uma política pública, que deve ser inclusive voltada ao desenvolvimento”, explicou.

Angelita Pereira de Lima

O plano assinado busca fazer com que, no período de 2022 a 2042, seja fortalecido o setor em Goiás, movimentando a economia, gerando empregos e fazendo com que a mineração aconteça de forma consciente e responsável no território estadual.

O professor de Geologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UFG (Câmpus de Aparecida de Goiânia), José Nogueira Neto, que é também coordenador do projeto, afirmou que os trabalhos serão executados por um grupo de professores da Universidade, que fará um apanhado sobre legislação, questão histórica, demandas e oportunidades para apresentação ao governo.

O titular da SIC, Joel de Sant´Anna Braga Filho, destacou que esse programa é mais um fruto dos inúmeros projetos feitos entre a UFG e o Governo de Goiás, indicando que novas iniciativas devem acontecer em breve.

Também participaram do evento a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek; o diretor executivo da Funape, Orlando Afonso Valle do Amaral; e o superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Nelson Vieira Fraga Filho.

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias Reitoria