testagem casos suspeitos 14-6-22

UFG passa a fazer teste de covid-19 em três locais da Regional Goiânia

Em 14/06/22 11:53.

Pessoas com suspeita de covid-19 podem fazer o exame a partir do preenchimento de formulário

ATUALIZAÇÃO

As informações da notícia publicada originalmente em 14 de junho de 2022, foram atualizadas em 23 de novembro de 2022.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) reforça que continua oferecendo o serviço de testagem rápida gratuita de antígenos da covid-19 para sintomáticos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, de segunda a sexta, exceto feriados. Um dos locais é o Laboratório Professora Margarida Dobler Komma (LMDK), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), no Câmpus Colemar Natal e Silva, Setor Universitário, que atende no período matutino, das 10h30 às 12h30. No Câmpus Samambaia, o exame pode ser feito no Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde (Laces), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no período vespertino, das 13h às 16h.

Quem precisa colocar o esquema vacinal em dia também pode contar com a parceria UFG e SMS. Há pouco mais de um ano foi inaugurada a Sala de Vacinas, da Faculdade de Enfermagem (FEN), no Câmpus Colemar. No espaço a comunidade em geral é imunizada contra covid-19 e influenza de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 12h. Os demais locais de vacinação contra a covid-19 disponibilizados pela SMS podem ser acessados no site da Prefeitura Municipal (https://www.goiania.go.gov.br/mapa-vacinacao/).

Para saber mais sobre as ações da UFG de enfrentamento à covid-19 leia a nota técnica publicada na quarta-feira (16/11).

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Grupo de Trabalho em Saúde (GT Saúde), começou a oferecer, na segunda-feira (13/6), a possibilidade de realização de testes de covid-19 em pacientes com casos suspeitos no Câmpus Samambaia e no Câmpus Colemar Natal e Silva, ambos localizados na Regional Goiânia.

Antes, os testes estavam sendo realizados no Centro de Saúde do Câmpus Samambaia. Agora, é possível fazer a testagem no Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde do Instituto de Ciências Biológicas (Laces/ICB/UFG), na Avenida Flamboyant com Avenida das Palmeiras no Câmpus Samambaia, e no Laboratório Professora Margarida Dobler Komma, que se encontra no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), localizado na Primeira Avenida, esquina com a Rua 235, Câmpus Colemar, Setor Leste Universitário.

Todas as unidades estão atendendo de segunda a sexta-feira. No entanto, elas operam em horários diferentes. No Centro de Saúde, o atendimento é das 8h às 10h30, e está sendo realizada a testagem apenas de sintomáticos. O Laces estará realizando testes das 13h às 16h e o Laboratório Professora Margarida Dobler Komma fica aberto ao público das 10h30 às 12h30.

Os laboratórios estão atendendo pacientes que estejam dentro dos critérios de casos suspeitos, de acordo com as recomendações do GT Saúde, ou seja, pessoas que estejam entre o terceiro e sétimo dia do início dos sintomas gripais ou pessoas que tenham tido contato com caso positivo a no mínimo 3 ou no máximo 7 dias.

Não é necessário esperar o contato da Equipe de Triagem para buscar a realização do teste nos três locais, porém pessoas da Comunidade UFG que receberem resultado do teste positivo devem realizar a notificação do caso através do preenchimento do Formulário de Monitoramento Covid-19 - Comunidade UFG

Locais e horários para fazer teste de covid-19 na UFG

Observações:

- o paciente deve estar entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas gripais ou ter tido contato com caso positivo a no mínimo 3 ou no máximo 7 dias;

- casos suspeitos e casos confirmados devem preencher o Formulário de Monitoramento Covid-19 - Comunidade UFG https://covid19.medicina.ufg.br/Monitoramento/ComunidadeUFG

Centro de Saúde do Câmpus Samambaia (Postinho)

Endereço: Av. Pau Brasil, s/n, Câmpus Samambaia - Chácaras Califórnia, Goiânia - GO, CEP: 74.005-010

Horário de atendimento: 8h às 10h30