qualificar edital

PRPG e Propessoas divulgam edital para o Programa Qualificar

Em 13/06/22 17:52.

Programas de Pós-graduação têm até dia 30 de junho para aderirem ao programa

Texto: Isabela Cintra

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas) da Universidade Federal de Goiás (UFG) abriram o edital de chamamento, nesta semana, para que os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade possam aderir ao Programa Qualificar. Essa é uma iniciativa que está em vigor desde 2015 e tem como objetivo qualificar servidores técnico-administrativos em educação da UFG em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu. 

Os Programas de Pós-Graduação da UFG devem aderir ao programa via Ofício SEI destinado à PRPG e à Propessoas até o dia 30 de junho de 2022. Após a adesão, os Programas de Pós-Graduação ficam responsáveis pelo processo seletivo, divulgando cronograma, documentos, procedimentos e as vagas reservadas para os servidores técnico-administrativos. 

O Programa Qualificar foi implementado pelo Conselho Universitário (Consuni) por meio da Resolução Consuni nº 21/2015, para ampliar as competências do servidor técnico-administrativo em educação. A ideia é que a qualificação contribua para que o servidor atue, promova e propicie o desenvolvimento de trabalhos de qualidade e um serviço diferenciado para a comunidade acadêmica. Além disso, outro objetivo do Qualificar é melhorar a infraestrutura administrativa e técnica da Universidade através de pesquisas e estudos dos servidores.

O pró-reitor da PRPG, professor Felipe Terra, explica que o programa Qualificar destina vagas para ingresso de servidores técnico-administrativos em cursos de mestrado e doutorado  da UFG, em todas as áreas do conhecimento, promovendo a qualificação dos servidores no âmbito da pós-graduação. “Como mestres e doutores, os servidores não apenas poderão oferecer um serviço público da mais alta qualidade como também poderão atuar mais proficuamente em atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão”, enfatiza.

De acordo com o pró-reitor da Propessoas, Everton Wirbitzki da Silveira, a UFG é uma instituição diversa e, por isso, praticamente todas as profissões e profissionais que estão na universidade possuem aderência às vagas ofertadas. “A formação não precisa se dar em nível vertical de especialização, mas também, na diagonal, o que amplia o leque de opções aos servidores”, ressalta. O pró-reitor ainda destaca a importância do conjunto de políticas da UFG de incentivo aos técnico-administrativos e, também, de pertencimento, que segundo ele têm sido cada vez mais ampliadas nos últimos anos.  

A previsão de divulgação da lista com os Programas de Pós-Graduação que aderiram ao Qualificar é dia 15 de julho de 2022 e estará disponível no site da PRPG e da Propessoas.

Para acessar o edital, clique aqui.   

Fonte: Secom

Categorias: Notícias PRPG Propessoas