iptsp

Semana de Integração do IPTSP recepciona estudantes

Em 26/05/22 14:04.

Descerramento da placa de fundação do curso de Fisioterapia foi realizado pelas autoridades presentes

Texto: Marina Sousa

Com o início do calendário acadêmico 2022/1 da UFG, nessa quarta-feira, o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) promoveu ontem (25/5), a solenidade de abertura da Semana de Integração do IPTSP. O encontro reuniu a  diretoria do IPTSP, a reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), presidência do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11° Região (CREFITO/DF), coordenadores dos cursos de graduação, pós-graduação e alunos dos cursos de Biotecnologia, bem como alunos da primeira turma de Fisioterapia da universidade para um grande boas-vindas, ocasião  que ainda  sucedeu o descerramento da placa de fundação da criação da graduação em Fisioterapia da UFG.

A apresentação do Musiversidade e Saúde da UFG deu um tom festivo e alegre ao evento, que emocionou os presentes pelo fato do auditório do IPTSP voltar a receber pessoas, depois do período de reclusão provocado pela pandemia e com as aulas remotas emergenciais. A mesa diretiva da solenidade da Semana de Integração do IPTSP, foi composta pelas presenças da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, da diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira, do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11° Região (CREFITO/DF), Sergio Gomes de Andrade, da diretora de Atenção Estudantil (PRAE), Jordana de Castro, da diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento da Docência (PROGRAD), Moema Gomes Moraes, juntamente com as presenças da coordenadora do curso de Fisioterapia, Patrícia de Sá Barros, da coordenadora do curso de Biotecnologia, Adelair Helena dos Santos e das estudantes, Laísa dos Santos (Fisioterapia) e Ester de Sousa (Biotecnologia).

mesa diretiva  - solenidade da semana de integração
Mesa diretiva da solenidade de abertura da Semana de Integração do IPTSP (Fotos: Marina Sousa)

 

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima disse estar muito honrada por participar da abertura da Semana de Integração do instituto e por ver o auditório cheio de estudantes. “Quero cumprimentar a todos, e que hoje, além de ser um dia muito especial que é o início  das atividades presenciais, estamos recebendo a 13° turma da Biotecnologia e a primeira  turma de Fisioterapia. E quero dizer para vocês  que a criação do curso de Fisioterapia neste ano e do cursos de  Pedagogia no campus da Cidade de Goiás, e ainda do curso de  Engenharia de Materiais sinaliza que a universidade, mesmo com o tamanho da crise, com o tamanho dos ataques que nós sofremos, a UFG não se rendeu. Ela ousou, foi corajosa e começar esse 2022 com 104 cursos de graduação não é comum, não é trivial, isso é resultado de muito trabalho e competência da universidade, que conta com o trabalho excepcional de muita gente, como docentes, técnicos-administrativos e colaboradores e que ainda tem o apoio  da administração anterior, como foi a gestão do professor Edward Madureira que está aqui hoje nos prestigiando e nos alegrando por estarmos vendo o resultado de tanto trabalho e compromisso com a educação pública e de qualidade”, ressaltou a reitora da UFG.

reitora Angelita
Reitora da UFG, Angelita Pereira Lima 

 

A Semana de Integração do IPTSP é um momento de acolhimento e apresentação  de novas possibilidades - como diz a estudante do curso de graduação em Biotecnologia, Ester de Souza. “Estou muito animada e feliz de estar aqui, estou cheia de expectativas com as aulas presenciais. Confesso que sou  caloura de aulas presenciais, pois tivemos uma experiência  com o retorno gradativo, então estamos ansiosos para conhecer como realmente é a universidade, e o que ela tem para nos oferecer agora com o modo presencial”. A aluna do curso de Fisioterapia  e quilombola Laísa dos Santos Rosa disse estar nervosa e animada com o retorno das aulas." Entrei na aqui pelo UFGInclui e estou muito contente. Espero que possamos  seguir juntos nessa nova jornada, visto que temos uma coordenadora maravilhosa, a professora Patrícia e agradeço demais por estar aqui hoje nessa 1° turma do curso de fisioterapia”. 

 

descerramento da placa da Fisioterapia
Descerramento da placa de fundação do Curso de Fisioterapia da UFG

 

Após os cumprimentos à mesa diretiva, diretores de unidades, estudantes, técnicos-administrativos, professores e colaboradores do IPTSP e da UFG, a diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira  agradeceu a reitora da UFG, Angelita Pereira, por seu trabalho incansável e por ter se colocado prontamente a serviço, juntamente com toda a equipe da gestão superior que é levar adiante a melhoria contínua e o crescimento da UFG. “Ainda que atravessando momentos tenebrosos de descaso com as políticas públicas, em especial, a educação, a prestatividade e a prontidão da equipe da gestão superior facilita nossa caminhada no cumprimento das atividades fins no IPTSP e que hoje, coube a mim apenas agradecer, ainda que não consiga elencar a todas as pessoas, jamais poderia deixar de cumprir essa tarefa, pois é graças ao trabalho de cada uma delas que hoje iniciamos as atividades da primeira  turma do curso de Fisioterapia e da 13°  turma do curso de Biotecnologia. A diretora do IPTSP ainda ressaltou sobre o trabalho em conjunto que desempenha com a vice-diretora do IPTSP, Megmar Carneiro. “Nosso trabalho tem sido intenso, mas ao mesmo tempo leve,  estar à frente da gestão do Instituto, contando com sua parceira, seu compromisso e trabalho incansável é muito importante, muito obrigada”.

diretora Flávia
Diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira . Foto: Pedro Pinheiro

 

O clima de emoção também foi transmitido pela professora e coordenadora do curso de Biotecnologia, Adelair Helena dos Santos. “ É muito bom ver esse auditório cheio de alunos. Cada dia a gente vive um momento desafiador e quero dizer que vocês já são vitoriosos, se a gente olhar para o que está acontecendo nas últimas semanas, com relação à Educação, percebemos que os valores estão virados, como foi a proposta do Homeschooling e a mensalidade para as universidades públicas, então vamos seguir fazendo o nosso melhor pra tentarmos evitar essas propostas". A coordenadora do curso de Fisioterapia Patrícia de Sá Barros, também muito comovida, agradeceu a presença do ex-reitor da UFG, Edward Madureira pela empenho e dedicação para que a graduação fosse criada. “ Agradeço ao pai do curso de fisioterapia, o professor Edward Madureira que batalhou muito para a criação do curso. Estou emocionada porque isso é um sonho de muitos, e , pode ter certeza  que nós vamos trabalhar muito para tornar esse curso, um curso de excelência, então esse é o nosso desafio. Agradeço a direção do IPTSP, as minhas colegas, aos técnicos- administrativos e colaboradores, o sindicato dos Fisioterapeutas e também ao CREFITO pelas presenças nesse dia tão especial. O presidente do CREFITO da 11° Região, Sérgio Gomes parabenizou a gestão pelo esforço para a criação e defesa do curso de Fisioterapia. “É muito gratificante para a profissão sabermos que agora temos um curso de Fisioterapia na UFG, e quero dizer que o CREFITO está de portas abertas para receber todos docentes, alunos e colegas de profissão. Inclusive, acabamos de aprovar a resolução que cria o CREFITO Z, que é um programa para incluir os futuros colegas nas ações do conselho. Agradeço a oportunidade de  estarmos aqui e queremos somar e fazer desse curso um dos melhores do Brasil”, finalizou Sérgio Gomes.

Sonhos e expectativas

A discente do curso de biotecnologia da UFG, Laura Rosa Vasconcelos contou que está muito contente com a sua vinda para a universidade." O momento de hoje foi muito  diferente, pois estava acostumada com a minha rotina do ensino médio, de cursinho que eu fiz no ano passado, então aqui  eu estou me sentindo muito acolhida. Estou  com muitas expectativas e quero ter experiências totalmente diferentes. Estou vindo com muita coragem e vontade". Raniele Machado, estudante da primeira turma de Fisioterapia relata que está muito feliz e também um pouco nervosa. "Estar aqui é uma realização de um sonho, me senti abraçada pela universidade e pela PRAE, pois eu não sou de Goiânia, então eu cheguei no domingo e estou tentando conhecer tudo. Estar aqui é uma realização muito grande, na minha família eu sou a primeira pessoa a ingressar em uma universidade, então é uma grande alegria para mim e para a minha família", encerra a estudante.

Gestão UFG

As políticas de ações sociais da UFG também foram ratificadas durante a solenidade com as presenças da diretora de Acompanhamento e Desenvolvimento da Docência da PROGRAD, Moema Gomes Moraes, cujo uma de suas atribuições  é  supervisionar e coordenar as atividades de ensino da graduação. Moema contou que foi uma satisfação enorme voltar a ver todos . “ É muita emoção, é bom poder voltar a abraçar as pessoas. E também quero cumprimentar os alunos dos cursos de Biotecnologia e da primeira turma de Fisioterapia, vocês não sabem o quanto nós esperamos por esse momento e como foi pensar essa volta, depois de mais de dois anos isolados em função da pandemia, estar aqui hoje é um momento histórico. Então a gente espera que vocês conheçam a universidade, as pessoas que fazem parte dela e aproveitem todas as possibilidades de aprendizagem dos próximos anos. Sejam muito bem-vindos”.  A diretora de Atenção Estudantil da PRAE, Jordana de Castro explicou que este momento do retorno das atividades plenas é também um período de adaptação. “O retorno presencial não é um retorno fácil, pois tivemos  muitas perdas e não foi fácil, perdemos familiares e se a gente pensar no impacto disso tudo, ficaremos aqui falando por muitas horas, então a minha mensagem para vocês que esperaram tanto para chegarem até aqui, nesse momento presencial, é lembrar que a universidade não é só conteúdo, ela não é só as janelinhas virtuais, a universidade é ensino, pesquisa e extensão. Portanto, aproveitem a universidade em tudo o que ela tem a oferecer, formação é isso, ela está nos corredores, nos cafés, nas bibliotecas e nos laboratórios”, Jordana também pediu que os alunos visitassem o site da PRAE para conhecerem os editais de assistência estudantil que a UFG oferece  e que a pró-reitoria de Assunto Estudantis está à disposição de todos.

Estudantes - Solenidade da semana de integração
Estudantes de Fisioterapia e Biotecnologia com a Direção do IPTSP e convidados 

 

Momentos antes do descerramento da placa de fundação do curso de Fisioterapia da UFG, cuja casa é no IPTSP, a reitora da UFG, Angelita Pereira, emitiu palavras de retribuição. “ É bom contar com o apoio de todos, nós queremos  cada vez mais uma universidade inclusiva, que cumpre o seu papel. Vamos precisar muito de parcerias para fortalecer a nossa graduação. Nós criamos o curso de Fisioterapia com coragem, com ousadia e com teimosia. Logo, nós vamos precisar ao longo desses quatro anos de implementação  de muito apoio em diferentes formas, porque nós vamos precisar aprimorar os nossos equipamentos e nós com toda certeza, precisamos da sociedade civil em  todas as instâncias e esferas  - a universidade não se nega em fazer a sua parte, como também não se nega a bater na porta quando precisa, essa ponte política e diálogo  é muito significativo”.

Em defesa da Educação Pública

O evento também foi momento para relembrar sobre as lutas da Educação Pública, a reitora da UFG, Angelita explicou que a universidade, especialmente nos últimos quatros anos vem sofrendo inúmeros ataques, com desinformação, ameaças à autonomia universitária. “Estamos diante de uma PEC que quer alterar a constituição para a perda da gratuidade. Existe um discurso muito difícil de enfrentar  porque tem muita gente de fora da universidade que acha que cobrando  mensalidade nas universidades públicas veremos todos os problemas resolvidos, mas não é bem assim. Pois se fosse não veríamos as universidade privadas com problemas. Elas precisam, inclusive de programas  do governo federal , como Prouni para poderem se manter, ou seja, é uma falácia e nós precisamos nos defender disso, mas principalmente dizer que o princípio da gratuidade é um princípio fundamental, ele é a garantia  da produção de conhecimento, da produção da ciência e de formação. Essa é uma das nossas bandeiras de luta mais urgentes, não podemos perder essa batalha, finalizou Angelita.

Musiversidade e Saúde da UFG prof Jonathas
Professor do IPTSP e coordenador do Musiversidade e Saúde da UFG, Jonathas Xavier

Fonte: Secom ufg

Categorias: Notícias IPTSP