CARD_600x360px (2)-final.jpg

Prograd divulga informações essenciais para ingressantes 2022/1

Em 19/05/22 11:00.

Mesmo os estudantes veteranos devem conferir orientações gerais para o seu dia a dia na UFG

Texto: Caroline Pires

 

Anualmente a UFG divulga o seu Guia Estudantil com todas as informações para que os alunos ingressantes possam se orientar sobre assuntos fundamentais da universidade, visando aproveitar ao máximo as oportunidades que uma instituição pública oferece. Neste sentido, a Pró-reitoria de Graduação e a Secretaria de Comunicação da UFG prepararam o Guia Estudantil 2022. Confira os principais tópicos e se informe. Em caso de dúvida, acione a Pró-reitoria de Graduação, pelo e-mail: prograd@ufg.br ou o coordenador do seu curso.

Inclusão

Desde 2009, o Programa UFGInclui, que garante acesso a estudantes indígenas e quilombolas de todo o território nacional - cada curso possui uma vaga a mais para candidatos indígenas e outra para quilombolas, além de 15 vagas para estudantes surdos no curso Letras Libras. Com o objetivo de promover essas políticas de ações afirmativas que dizem respeito a estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnico-administrativos, existe na UFG a Diretoria de Ações Afirmativas (DAAF), vinculada à Secretaria de Inclusão (SIN).
Vale lembrar ainda que a UFG também assegura a estudantes, professores e técnico-administrativos transexuais e travestis o direito ao uso de nome social, o que expressa nosso compromisso com o respeito a sua identidade de gênero. Saiba mais consultando a Resolução Consuni n.º 14/2014.

Bibliotecas

Presente na carteira ou no bolso da mochila de milhares de estudantes e servidores da UFG, a famosa carteirinha da biblioteca da UFG passa a ser digital, com a implementação de mais essa facilidade ao App Sophia Biblioteca. O aplicativo está disponível para iOS e Android e possibilita ao usuário fazer pesquisas, realizar ou cancelar reservas, renovar empréstimos, visualizar as últimas aquisições e consultar dados da biblioteca.
A diretora do Sistema de Biblioteca da UFG, bibliotecária Adriana Ribeiro, explica que a ideia do aplicativo é também promover uma melhor comunicação dos usuários com o Sibi, facilitando o dia a dia das milhares de pessoas que passam pelas oito bibliotecas da universidade diariamente. “Vale lembrar que as carteirinhas físicas continuam valendo e poderão ser utilizadas pelos estudantes enquanto eles tiverem vínculo com a UFG”, destacou.
Os estudantes devem ficar atentos pois a partir do semestre letivo 2022-1 as bibliotecas voltam a funcionar nos horários normais e seguindo as orientações de acesso que vigoraram antes da emergência sanitária da Covid-19. Confira os horários de funcionamento das bibliotecas da UFG.
Dúvidas: atendimento.bc@ufg.br

Restaurante Universitário

O Câmpus Goiânia possui dois restaurantes, por onde passam 2.500 pessoas que consomem 2.700 refeições diariamente. O objetivo dos RUs é fornecer refeições saudáveis e de baixo custo à comunidade da Universidade Federal de Goiás, visando apoiar o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, reduzindo a evasão e favorecendo a formação superior. A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) reforça que, com o retorno às atividades presenciais é necessário que toda a comunidade universitária que utiliza os Restaurante Universitários tenham o aplicativo do RU/UFG instalado em seus smartphones. Após a instalação, o estudante utiliza seu login único do SIGAA para ter acesso ao aplicativo e automaticamente já terá sua carteira de acesso ao RU. Vale lembrar que os usuários devem ter foto cadastrada no Portal UFGnet para que a carteira esteja disponível no aplicativo. Confira a localização dos RUs.

Política de Assistência Estudantil

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) é o órgão administrativo da UFG responsável por apoiar o protagonismo estudantil no ambiente acadêmico para uma formação científica, humana, política e profissional qualificada. É também o lugar de referência para os estudantes que precisam e buscam apoio institucional quando se encontram em dificuldades de se manter e permanecer na Universidade. Por isso, programas e projetos são desenvolvidos com a finalidade de atender aos objetivos de permanência e êxito acadêmico.
Entre os programas desenvolvidos estão o de auxílio alimentação e permanência, bolsa Canguru e moradia estudantil. Confira no Guia Estudantil todas as opções e, em caso de dúvidas entre em contato com dae.prae@ufg.br ou servicosocial.prae@ufg.br

Bolsas Acadêmicas

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd/UFG) oferece ao longo do ano diversas bolsas para os estudantes de graduação que permitem o envolvimento e aprendizado vivo e dinâmico no ensino, pesquisa e extensão. Os estudantes devem estar atentos desde o ingresso na universidade sobre as bolsas existentes atualmente e dos pré-requisitos de cada uma, para participar daqueles que se encaixam melhor no seu perfil e nas suas necessidades. Confira as principais bolsas no Guia Estudantil. Em caso de dúvidas, entre com a Diretoria de Acompanhamento e Promoção Estudantil (DAPE/Prograd) pelo email: prograd@ufg.br

Sigaa

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é um sistema que foi desenvolvido para facilitar as rotinas de discentes, docentes e técnico-administrativos. Você pode acessar o SIGAA tanto pelo Portal UFGNet , acessando a aba Acadêmico > SIGAA ou através do link direto. Em caso de dúvidas sobre procedimento dentro da ferramenta, como por exemplo, confirmação de matrícula, deve procurar a coordenação do seu curso para ser ajudado. Se for constatado que o erro é de fato sistêmico, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário - SAU através do telefone (62) 3521-1079 ou e-mail sau.cercomp@ufg.br

Mimos

A UFG preparou alguns "mimos" para presentear os seus estudantes no retorno às aulas. Acesse este link para baixar um pacote de figurinhas para WhatsApp que são a cara da nossa universidade. E para manter a organização nos estudos, não deixe de baixar o nosso novo planner. Além disso, a trilha sonora do semestre já está pronta para você dar play; basta clicar aqui para acessar a nossa playlist de volta às aulas. 

Confira o melhor ônibus para chegar aos Câmpus da UFG

 IMG-20220523-WA0019.jpg IMG-20220523-WA0020.jpg

 IMG-20220523-WA0038.jpg IMG-20220523-WA0037.jpg

Categorias: Notícias Prograd