ufg 13-5-22

Consuni decide pela volta das atividades presenciais de forma plena

Em 13/05/22 18:21. Atualizada em 17/05/22 10:57.

Medida passa a valer a partir do início do semestre 2022/1 na UFG, no dia 25 de maio

Texto: Fabrício Soveral

UFG

O Conselho Universitário (Consuni) da UFG realizou uma reunião extraordinária, na tarde desta sexta-feira (13/5), e entre os assuntos deliberados esteve o retorno presencial na Universidade. A Resolução Consuni 90/2021, que determinava que as atividades escolares da educação básica e as acadêmicas da UFG poderiam acontecer de forma presencial, híbrida ou remota, foi revogada pelos conselheiros.

Com a revogação, as atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão na UFG voltarão a ser realizadas de forma plena, a partir do semestre 2022/1, que inicia no próximo dia 25 de maio.

Em caráter experimental, ficará facultada às Unidades Acadêmicas, às Unidades Acadêmicas Especiais e ao CEPAE o uso estratégico de recursos educacionais digitais e/ou tecnologias de informação e comunicação, que possam contribuir com a qualidade e a eficiência das atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, esse uso não deverá alterar a modalidade da disciplina, que deverá ser presencial.

O pró-reitor de Graduação, Israel Trindade, explicou que facultar o uso desses recursos é uma forma de dar amparo legal para que boas práticas empregadas durante a pandemia possam ser desenvolvidas de forma planejada, institucionalizada e extensiva a todas as unidades.

“Ao término do semestre letivo 2022/1, o uso desses recursos passará por uma avaliação [pela Prograd e PRPG, com apoio do Ciar] para que possamos determinar se realmente determinada plataforma ou recurso contribuiu com a qualidade do ensino presencial”, explicou Israel.

Veja aqui a Portaria nº 1.780, de 16 de maio de 2022, referente ao retorno presencial.

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias CONSUNI