_UFG3537.jpg

Luiz D'Albuquerque recebe título de Doutor Honoris Causa

On 05/04/22 08:22 .

Cerimônia enalteceu contribuições que marcam a história do transplante de órgãos no Brasil

Texto: Caroline Pires

Fotos: Andreia Barra

_UFG3803 (1).jpg

Em reconhecimento a uma vida dedicada à medicina, a Universidade Federal de Goiás concedeu ontem, 3/5, o título de Doutor Honoris Causa a Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque. Compuseram a mesa diretiva a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima e os professores Marcelo Rabahi, vice diretor da Faculdade de Medicina, Claudemiro Quireze Júnior, Lucio Kenny Morais, e o reitor da UFG, por três mandatos, Edward Madureira Brasil.
Saudando o homenageado, o prof. Claudemiro Quireze, teve a grata missão de apresentar a carreira de Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque, que é professor titular da Universidade de São Paulo, com mais de 1.500 artigos publicados. "A exitosa carreira do professor trouxe incremento na saúde pública em limites que ultrapassou em muito o estado de São Paulo", afirmou. O docente ainda destacou que o serviço de atendimento na área de cirurgia do aparelho digestivo, especialmente o hepático, implementado no Hospital das Clínicas UFG - Ebserh e que atendeu mais de 3000 pessoas até agora, só foi possível graças a dedicação e colaboração do homenageado. "Estamos reverenciando uma carreira dedicada a servir ao próximo. Seja bem-vindo a família Universidade Federal de Goiás", concluiu.
Já o vice-diretor da Faculdade de Medicina, Marcelo Rabahi, lembrou que é a primeira vez que a UFG entrega um título de Doutor Honoris Causa é entregue a um médico. "Destaco que essa honraria faz jus a sua trajetória, que decidiu permanecer no Brasil para ensinar. Assim, seu ato mudou a história não só dos professores que foram ensinados por você, mas também de seus inúmeros pacientes", ressaltou. Por fim, o vice-diretor convidou o homenageado a estreitar ainda mais laços com a UFG para a estruturação dos cursos lato sensu na Faculdade de Medicina.

_UFG3532.jpg

Reitora da UFG entrega o diploma ao homenageado

Destacando que seu desafio na Reitoria da UFG foi facilitado pelos gestores que a antecederam, Angelita Pereira de Lima, agradeceu a dedicação e sensibilidade no trabalho dos professores da Faculdade de Medicina que compuseram a mesa. "Essa casa de Francisco está em festa porque é formada por um povo que tem orgulho de estar aqui", iniciou sua fala. A reitora afirmou que não só a UFG, mas todos os brasileiros agradecem o trabalho realizado. "Ao receber esse título, você nos cede o seu legado, a sua história e seu amor pela medicina. Quisera eu falar em nome de todos os seus pacientes, estudantes e famílias impactadas pelo seu trabalho", emocionou-se a reitora. Ao encerrar seu discurso, a professora citou uma crônica de Eduardo Galeano, defendendo o papel do educador no processo de abrir os olhos e ajudar a enxergar o estudante a enxergar em meio a imensidão do mar.
Participaram da cerimônia também o professor emérito da UFG, Heitor Rosa, e a servidora emérita, Izildinha Alves Jorge.
A solenidade contou ainda com a apresentação cultural da professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Consuelo Quireze, e da violoncelista da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Ana Cláudia Assis.

_UFG3776.jpg

Angelita Pereira de Lima citou crônica de Eduardo Galeano para lembrar do papel do educador

Gratidão e trabalho

Lembrando de sua trajetória e agradecendo seus quarto filhos, Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque, destacou a feliz surpresa de saber da homenagem que receberia da UFG. "Com certeza este título é uma honraria indescritível que qualquer cidadão poderia receber. Fico ainda mais grato de receber a homenagem de uma universidade que certamente transformou a saúde pública de toda a região Centro Oeste", início seu fala. O professor lembrou do desafio que foi vivenciar a rotina de transplantes do fígado no Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo, implementado pouco depois que ele retornou de um treinamento nos Estados Unidos.
Já a ligação com a UFG iniciou no ano 1992, com o apoio do ex diretor da Faculdade de Medicina, Heitor Rosa, quando passou a receber residentes em São Paulo, entre eles, o professor Claudemiro Quireze, que na época era recém formado. "Com persistência incomum o professor conseguiu realizar o primeiro transplante de fígado em Goiás no ano de 2018". lembrou. O professor lembrou ainda da luta do Prof. Edward Madureira Brasil por recursos para a estruturação de um ambiente necessário para a realização do sonho de investimentos na área no estado. "Agora a população de Goiás tem a sua disposição esse serviço de altíssima qualidade no Hospital das Clinicas", acrescentou.
O homenageado lembrou que luta para finalizar a construção de uma casa de apoio para receber as famílias de pacientes que passam por transplante. Encerrando o seu discurso, o professor lembrou a música de Gilberto Gil, Ser diferente é ser normal, destacando a necessidade do combate à desigualdades. "Andar com fé eu vou, que a fé não costuma faia", encerrou.

Confira a transmissão completa da cerimônia.

_UFG3634.jpg

Luiz Carneiro D'Albuquerque com seu antigo aluno, e professor da FM, Claudemiro Quireze

_UFG3707.jpg

Doutor Honoris Causa discursou lembrando trechos de canções de Gilberto Gil que marcaram sua trajetória