IMG-20220419-WA0093_capa.jpg

Fundação RTVE inaugura subsede

Em 20/04/22 07:50.

Inauguração contou com a presença de gestores da UFG que destacaram o crescimento da fundação nos últimos anos

Texto: Marília Almeida - RTVE

Fotos: Salvio Juliano Farias - Secom/UFG

IMG-20220419-WA0093.jpg

A Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE), entidade de apoio à UFG, inaugurou nesta terça-feira, 19 de abril, sua subsede localizada no Edifício Lourenço Office, no setor Oeste, em Goiânia. O evento contou com a presença da reitora da Universidade, Angelita Pereira de Lima, do vice-reitor, Jesiel Carvalho, dos pró-reitores Robson Maia Geraldine (PROAD), Israel Elias Trindade (PROGRAD), Felipe Terra Martins (PRPG), Luana Cássia Miranda (PROEC), Maísa Miralva da Silva (PRAE), além de representantes de diferentes unidades e secretarias da UFG.

Em sua fala no momento do descerramento da placa na entrada da subsede, a diretora executiva da Fundação RTVE, professora Silvana Coleta, destacou o crescimento significativo da entidade nos últimos oito meses, após a assinatura do convênio tripartite entre a UFG, a Fundação RTVE e o Governo de Goiás para a gestão dos Colégios Tecnológicos. “Em 1º de agosto de 2021, nós éramos 29 funcionários, hoje somos 65. Crescer não é fácil, mas contamos com muitas parcerias e o apoio incondicional da Universidade”, afirmou. Silvana Coleta salientou a importância do apoio da gestão da UFG desde os primeiros passos da entidade, ainda na década de 1990, sempre buscando caminhos e soluções para enfrentar os obstáculos encontrados.

Ela destacou ainda a importância dos ex-diretores da Fundação RTVE, ali representados pelo professor Carlito Lariucci, para que a entidade alcançasse o patamar em que se encontra atualmente. Diretor executivo entre os anos de 2009 e 2014, Lariucci foi convidado a compartilhar com os presentes suas memórias deste período, que também foi de crescimento significativo para a Fundação RTVE com o início das atividades da TV UFG em 2009.

IMG-20220419-WA0098.jpg

Gestão da UFG destacou o crescimento da Fundação RTVE, que hoje conta com 65 colaboradores

Também presente no evento, o ex-reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, que também acompanhou de perto a inauguração da TV UFG em sua gestão, lembrou a história de luta da Universidade para conseguir a concessão da emissora e posteriormente para colocá-la no ar. “Os desafios foram aparecendo, comprar o transmissor, os equipamentos, o estúdio, para conseguirmos colocar o sinal no ar. Mas depois veio o desafio de que para manter a TV UFG, a Fundação RTVE também tinha que se viabilizar”. Em seu terceiro mandato como reitor da Universidade, Edward Madureira Brasil participou ativamente das iniciativas para viabilizar projetos para que a Fundação pudesse se manter, manter a TV UFG e também se fortalecer.

Apoio da atual gestão da UFG

Em sua fala, o vice-reitor da UFG, professor Jesiel Carvalho, disse que é uma alegria ver as instalações da subsede, no entanto, destacou que a gestão da Universidade vai trabalhar para proporcionar o espaço adequado para que no futuro a Fundação RTVE possa retornar integralmente ao Câmpus da UFG. “O êxito e o crescimento da Fundação e da TV UFG é parte do êxito e do crescimento dessa instituição poderosa, importante e fundamental para o Estado de Goiás e para o Brasil que é a UFG”, afirmou o vice-reitor.

Por fim, a reitora da UFG professora Angelita Pereira de Lima relembrou sua história de proximidade com a Fundação RTVE, especialmente em relação à TV UFG, e destacou a coragem da direção e da equipe da entidade para enfrentar desafios. “O que nós estamos colhendo aqui hoje é resultado de um trabalho coletivo, mas ele é principalmente resultado dos momentos que são marcantes em nossas vidas, em que a gente não perde a oportunidade, não desiste ou não recua quando poderia ter sido mais fácil recuar”.

A Fundação RTVE continua com a sede instalada no 3º andar do prédio da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, no Câmpus Samambaia, onde funciona a TV UFG e também onde ficará a diretoria executiva da entidade.

IMG-20220419-WA0096.jpg

Profa. Silvana Coleta é a atual diretora executiva da Fundação RTVE

IMG-20220419-WA0094.jpg

Reitora e vice-reitor da UFG conhecem o espaço físico da nova subsede