fapesp

Professor da UFG é convidado da 10ª Conferência Fapesp 60 anos

Em 18/04/22 17:47.

Com o tema “O uso da terra e a produção de alimentos", Laerte Guimarães vai apresentar dados produzidos pela UFG

Por Isabela Cintra

O professor Laerte Guimarães Ferreira Júnior do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG) vai participar como painelista da 10ª Conferência Fapesp 60 anos, nesta quarta-feira, dia 20 de abril, às 10h. O evento faz parte da agenda de comemorações dos 60 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e vai abordar temas relacionados ao uso da terra e à produção de alimentos, questões fundamentais para discutir a sustentabilidade do planeta e a segurança alimentar.

Em sua fala, o professor Laerte Guimarães vai utilizar dados produzidos pelo projeto MapBiomas, uma iniciativa nacional que teve cocriação do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da UFG (Lapig/UFG), o qual foi criado pelo professor. Com os dados, ele vai demonstrar as mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo e apresentar alternativas para conter o avanço desenfreado dessas mudanças.

Doutor em Ciência do Solo e sensoriamento remoto pela Universidade do Arizona localizada nos Estados Unidos, o professor contribuiu para que o Lapig se tornasse uma das principais referências do país quando se fala em processamento, análise e distribuição de dados de satélite aplicados no monitoramento biofísico-ambiental.

MapBiomas

O MapBiomas é uma iniciativa organizada por uma rede de colaboradores que inclui ONGs, universidades e startups de tecnologia. O seu objetivo é produzir mapas de uso e cobertura da terra do Brasil para monitorar melhor as áreas utilizadas pela pecuária e agricultura, e assim, combater as mudanças climáticas e ajudar na conservação do meio-ambiente. Como parte da rede colaborativa, a UFG por meio do Lapig é responsável, principalmente, pelo monitoramento de pastagens.

Fonte: Secom UFG

Categorias: IESA Lapig Notícias