Doação Getúlio Antero - o artista e 1 das obras

UFG recebe doação de 28 obras de arte contemporânea

Em 30/03/22 11:30.

Telas tridimensionais feitas em impressora 3D serão distribuídas entre Reitoria e pró-reitorias

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Júlia Barros

Doação Getúlio Antero - quadro na mesa
Getúlio explica método usado para a criação da obra

A Reitoria e as pró-reitorias da Universidade Federal de Goiás (UFG) receberam a doação de obras de arte contemporânea produzidas pelo professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação (EMC), Getúlio Antero de Deus Júnior. A entrega dos quadros ocorreu na terça-feira (29/3), no Gabinete da Reitoria.

O acervo é composto por 28 obras, distribuídas em 5 coleções, que integraram a exposição de arte contemporânea “Repense! Invente! Faça a diferença! Gênese” e do livro eletrônico homônimo. O e-book da publicação na versão para o Kindle, que está disponível gratuitamente de terça-feira (29/3) a quinta-feira (31/3) pela Amazon, apresenta a metodologia desenvolvida pelo docente. A proposta é de que, desse material, uma coleção fique na Reitoria e que as demais sejam enviadas para as pró-reitorias da Universidade.

As peças são impressas, pintadas e coladas em papel alcalino branco. Getúlio desenvolveu um método de criação de obras de arte a partir da impressora 3D, intitulado Validart-17-3D, o qual ensina como produzir obras de arte contemporânea tridimensionais, utilizando a impressora 3D, em 17 passos. A metodologia e as peças foram desenvolvidas em meados de 2017 e 2018.

Cajuzinho-do-Cerrado

As coleções são Grapes series ou Coleção Uvas, uma referência à região Sul do Brasil; Cajuzinho-do-Cerrado series ou Coleção Cajuzinho-do-Cerrado, uma referência à região Centro-Oeste do Brasil; Orange series ou Coleção Laranja, uma referência à região Sudeste do Brasil; Pineapple series ou Coleção Abacaxi, uma referência à região Nordeste do Brasil; e Açaí series ou Coleção Açaí, uma referência à região Norte do Brasil.

Doação Getúlio Antero - o artista e 1 das obras
Getúlio Antero mostra uma das obras da coleção Cajuzinho-do-Cerrado

“No método o artista é orientado a definir as cores com as quais vai trabalhar para marcar as suas obras. No meu caso, escolhi as cores primárias de Bauhaus, que são amarelo, vermelho e azul e o preto. Todas as obras têm uma assinatura manual, que eu também criei, e uma marca holográfica”, comenta o artista. Getúlio também disse que todas as telas estão registradas no Escritório de Direitos Autorais (EDA) da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

De acordo com informações do site do professor (Doctor Junior Club), as telas possuem formato 312 mm x 411 mm, orientação retrato, confeccionadas em papel alcalino branco, gramatura 180 gramas por metro quadrado, com produção das peças em uma impressora 3D e filamento Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS) na cor branca, pintura das peças com tinta esmalte à base de água nas cores vermelho morango, amarelo bico-de-tucano, azul beija-flor e preto, colagem das peças impressas pintadas utilizando cola branca, e escolha de moldura no formato 410 mm x 540 mm na cor natural da madeira, compatível com a cor marfim acetinado.

O professor Getúlio foi recepcionado pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, pelo vice-reitor, Jesiel Carvalho, a assessora especial da Reitoria, Sandramara Matias Chave, e membros da equipe do Gabinete da Reitoria. A reitora agradeceu a doação dos quadros agradeceu a doação e quis saber como e quando ele cria as suas obras.

O professor explicou que a atividade normalmente é feita à noite e aos finais de semana. “Eu sou muito inquieto. Sempre estou pensando, criando. Em uma disciplina de ética do curso [de engenharia] eu acabei sendo tocado por uma série de temas. A partir dali eu criei o tema e as ilustrações do livro”, conta. “Apesar de simples, do ponto de vista artístico, essas obras estão sendo doadas com muito amor para a UFG”, conclui.

Doação Getúlio Antero - foto oficial
Equipe da Reitoria, o professor Getúlio e uma das telas doadas

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias EMC Reitoria