comunicacao publica - 28-3-22

Jornal UFG publica reportagem especial com a UFRGS e a UFPA

Em 25/03/22 12:36.

Notícia mostra desafios da gestão de resíduos sólidos em Goiânia, Porto Alegre e Belém

Texto: Versanna Carvalho

Foto: Carlos Siqueira

comunicacao publica - residuo solido
Das 14 cooperativas que fazem parte da coleta seletiva em Goiânia, 12 foram incubadas pela UFG

O Jornal UFG, veículo de divulgação científica da Universidade Federal de Goiás (UFG), aderiu à iniciativa proposta pelos jornais universitários Jornal da Universidade, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Jornal Beira do Rio, da Universidade Federal do Pará (UFPA), para se unirem na produção conjunta de reportagens especiais.

O resultado da primeira empreitada pode ser conferido na quinta-feira (24/3), no site do Jornal UFG, bem como no das outras instituições federais de ensino superior (Ifes) parceiras. O tema da primeira reportagem intitulada “Desafios da gestão dos resíduos sólidos em três capitais brasileiras” avalia quais são os desafios que as cidades enfrentam depois de 12 anos da regulamentação da política nacional de resíduos sólidos no Brasil.

A reportagem mostra que existe uma diversidade de configurações em que se encontram, além da tensão entre a coleta formal, a informal e o panorama do mercado de resíduos e teve ainda a participação da TV UFG, que produziu a vinheta para a matéria especial, e compartilhou uma matéria em vídeo sobre a Incubadora Social da UFG.

O Jornal UFG é produzido pela equipe de jornalistas da Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (Secom/UFG). A editora do Jornal UFG, Carolina Melo, conta que o convite para participar da parceria entre os jornais universitários foi recebido no ano passado e a proposta era a de que jornais universitários de diferentes regiões do País, fizessem reportagens conjuntas. Já havia sido feita uma primeira reportagem pelo Jornal da Universidade e o Jornal Beira do Rio sobre as orlas de Belém do Pará e de Porto Alegre.

Carolina Melo ressalta que a equipe ficou muito satisfeita com o convite devido à possibilidade de fortalecimento dos jornais universitários envolvidos e também da produção de grandes reportagens multi-institucionais por esses veículos. "Essa oportunidade veio em uma fase na qual estávamos há algum tempo sem fazer matérias especiais. Vimos o convite com muito bons olhos como oportunidade de contribuir para os jornais universitários e também de retomar as nossas próprias matérias especiais", diz.

"Essa união acaba sendo uma dinâmica de troca constante, pois tem reunião de pauta, discussão em relação a edição do texto e muito mais. Essa troca entre as instituições envolvidas acaba fortalecendo todas elas", comenta Carolina.

O secretário da Comunicação da UFG, Salvio Farias, falou sobre o convite. "Eu acho essa parceria fantástica. É sempre bom lembrar que ela é resultado de um trabalho que a Secom vem fazendo há anos em prol do jornalismo universitário e do crescimento da divulgação científica na UFG. Essa cooperação vem em um momento muito oportuno, no qual estamos nos reavaliando e mobilizando para tornar a comunicação pública  ainda mais eficiente e que leve o que a UFG faz e o que é feito na UFG para cada vez mais pessoas e instituições dentro e fora da nossa Universidade".

Sobre o Jornal UFG

O Jornal UFG busca atender toda a Universidade com matérias sobre pesquisas variadas, bem como coberturas e colunas. Algumas unidades acadêmicas e pró-reitorias tiveram participação em destaque no ano de 2021, seja pelo envio de material pronto de colunas e artigos, seja pela quantidade de pesquisas e eventos produzidos durante o ano.

A Rádio Universitária e o Hospital das Clínicas também foram parceiras, encaminhando diversos materiais produzidos pelas suas respectivas equipes para o Jornal UFG, reiterando um dos objetivos do Jornal que é reunir a produção de toda a Universidade com apoio incondicional das unidades.

As notícias do Jornal UFG são divididas nas seguintes editorias: Saúde, Ciências Naturais, Tecnologia, Humanidades, Arte e Cultura, Institucional, Destaques (matérias destacadas nos banners da parte superior do site) e Especial (reportagens mais aprofundadas sobre temas diversos).

Repercussão na imprensa

A também editora do Jornal UFG, Kharen Stecca, observa que das 354 matérias publicadas em 2021, 41 foram também enviadas como sugestão de pauta para a imprensa. Do montante publicado, 35 foram produzidas para o Jornal UFG (seja por sugestão de pauta feita  por unidades ou por busca ativa da da equipe de reportagem por um tema), 47 foram produzidas e enviadas por outras unidades acadêmicas ou parceiras, 69 foram coberturas de eventos realizados na UFG e 15 foram enviadas pela Rádio Universitária, uma das parceiras de produção do Jornal.

De janeiro a dezembro de 2021 o Jornal UFG foi acessado por 287 mil usuários, um crescimento de cerca de 8% usuários (em 2019 foram 109.264) e teve 338.662 mil visualizações de páginas. "A maior parte dos acessos é orgânico, ou seja, via buscadores, uma importante informação que precisa ser considerada no planejamento do veículo. A maior parte dos acessos do Jornal UFG vem do Estado de São Paulo e, em seguida, Goiás. O que também pode dar pistas sobre as matérias do Jornal UFG estarem sendo acessadas via buscadores", avalia Kharen.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Secom comunicação pública Jornal UFG