PPGLL ENCONTRO

Novos doutorandos estreitam laços entre Brasil e Moçambique

Em 18/03/22 15:22.

Convênio entre UFG e UniRovuma proporciona o intercâmbio de nove estudantes

Texto: Eduardo Borges

Foto: Reprodução Google Meet

PPGLL ENCONTRO

A Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu nesta sexta-feira (18/3), o evento de recepção aos nove doutorandos ingressantes do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPGLL) vindos de Moçambique. A ação faz parte do Convênio de Cooperação Interinstitucional entre a Faculdade de Letras da UFG e a universidade pública moçambicana UniRovuma, localizada na cidade de Nampula. A ação é coordenada de forma interna pelas professoras Ermelinda Atanásio Mapasse (UniRovuma) e Tânia Ferreira Rezende (UFG).

Comemoração

Em 2022, o PPGLL completa 50 anos de existência. A história do programa começa no ano de 1972, com a Universidade de São Paulo (USP), também por meio de um convênio. Para a professora da Faculdade de Letras da UFG e mediadora da recepção, Elena Ortiz Preuss, conquistar uma parceria deste tipo no ano do cinquentenário torna a comemoração ainda mais especial. Já a vice-reitora da UniRovuma, Sarifa Fagilde, afirma que a ação vai proporcionar melhores relações culturais e acadêmicas, com todas as partes envolvidas tendo muito a ganhar.

“Para nós é um marco extremamente importante, pois se inicia o programa de doutoramento e também é uma honra porque estamos participando das festividades dos 50 anos do PPGLL/UFG. Isso mostra o quão sólida e experiente é a instituição”, conclui Sarifa Fagilde.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, também esteve presente na recepção remota e reforçou a questão dos novos laços estabelecidos entre Brasil e Moçambique por meio do Convênio de Cooperação Interinstitucional. Dessa forma, a reitora espera que a ação de intercâmbio proporcione que futuramente estudantes da UFG possam fazer uma “viagem pelo oceano” até a UniRovuma.

Pilares

O pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Felipe Terra Martins, parabenizou o PPGLL e deu as boas-vindas aos novos estudantes, enfatizando que a ação é fruto das iniciativas de expansão internacional da universidade. Em sua fala, também apontou que a Pós-Graduação da UFG é sustentada por quatro pilares: interdisciplinaridade (por envolver diversas áreas do conhecimento), integração (pois está ligada à sociedade), inclusão (ao cumprir com o papel da educação de atender todas as pessoas, independente de classe, orientação sexual, etnia ou nacionalidade) e por fim, a internacionalização.

Fonte: Secom

Categorias: Notícias SRI FL