Logo Apowersoft

UFG orienta sobre aplicativo para gravação de reuniões remotas

Em 07/02/22 14:32.

Ferramenta substitui recurso de gravação de webconferências do Google Meet

Texto: SeTI UFG

Com a retirada do recurso de gravação de webconferências do Google Meet, a Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI) orienta sobre outras alternativas para realização de reuniões e aulas remotas com recurso de gravação. A pandemia de COVID-19 gerou um aumento de demanda sobre serviços de videoconferência e videochamada em todas as instituições e segmentos do mercado, e para a Universidade Federal de Goiás (UFG) não foi diferente. Por meio de uma parceria com a RNP estabelecida em 2019, a adesão à plataforma Google Education oferecida pela Google, se tornou uma realidade e toda comunidade acadêmica pôde se beneficiar dos serviços disponibilizados pela plataforma, como Gmail, Drive, Agenda, Meet, Classroom entre outros, gratuitamente.

Inicialmente, a gravação de vídeo do serviço do Google Meet não estava disponível no plano aderido pela UFG por meio da RNP, pois este serviço pertencia ao rol de serviços premium disponibilizados pela empresa em planos com cobrança de mensalidade, tais como o Google Workspace for Education Plus e o Google Workspace Teaching and Learning Upgrade, mas a Google, tendo em vista a declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), liberou, de forma promocional, a gravação de vídeo para todos os planos por um período determinado.

Em 26 de novembro de 2021, a Google informou à comunidade, por meio de notícia, que o serviço de gravação de vídeos seria removido do pacote Google Workspace for Education (pacote da UFG) a partir de 09 de janeiro de 2022, ficando disponível somente para os pacotes premium. A título de conhecimento, para a cotação do dólar no dia de hoje, a compra das licenças dos pacotes premium para a comunidade da UFG ultrapassa a cifra de meio milhão de reais. Portanto, desde o dia 10 de janeiro de 2022, o acesso à gravação de vídeos por meio do Google Meeting foi removido do pacote da UFG e demais IFES, não sendo possível realizar novas gravações. Todas as gravações existentes ainda continuarão disponíveis enquanto não forem apagadas pelos proprietários dos arquivos.

Diante deste cenário, a Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI) sugere àqueles que identificam que a funcionalidade de gravação é essencial para a execução de suas atividades laborais, bem como aqueles que possuem a necessidade de gravação e armazenamento de aulas, exposições ou reuniões, acessem a página desenvolvida pela SeTI (acesse aqui) para utilizar o aplicativo de gravação de tela Apowersoft. Um tutorial foi elaborado pela SeTI, para orientar sobre a instalação e utilização da ferramenta.

Vale ressaltar que as demais funcionalidades do pacote gratuito Google Workspace permanecem inalteradas.

Outra alternativa para gravação de vídeos é o software Microsoft Teams, pertencente ao pacote Microsoft Office365 versão A1 online da UFG. A disponibilização deste serviço é uma parceria estabelecida entre a UFG, por meio da UFG, e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, com adesão aos serviços digitais gratuitos oferecidos na plataforma NasNuvens. Seguem alguns links com informações úteis:

Link para saber mais sobre o gravador de tela Apowersoft

https://www.apowersoft.com.br/gravador-de-tela-gratis

Link com informações sobre o uso do Microsoft Office 365

https://www.ufg.br/n/146453-servidores-e-estudantes-da-ufg-ja-podem-utilizar-microsoft-office-365

Link com informações sobre como gravar vídeos no Teams

https://support.microsoft.com/pt-br/office/gravar-uma-reuni%C3%A3o-no-teams-34dfbe7f-b07d-4a27-b4c6-de62f1348c24

Notícia sobre descontinuidade das gravações de vídeo no Google Meeting

 https://support.google.com/a/answer/11413558?hl=pt-BR



Fonte: SeTI/UFG

Categorias: Notícias covid-19