capa-inauguracao-4-andar-FF

FF inaugura pavimento importante para pesquisa e pós-graduação

Em 16/12/21 20:51.

Obra foi inaugurada quase oito anos após a mudança da faculdade para a sede atual

Texto: Luciana Santal

Fotos: Carlos Siqueira

A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurou na quarta-feira (15/12) as obras realizadas no quarto andar do bloco onde se situa a Faculdade de Farmácia (FF), no Câmpus Colemar Natal e Silva. Agora, os quatro programas de pós-graduação contam com salas de aula, sala de defesa, dois laboratórios e a secretaria administrativa concentrados em um mesmo ambiente. Participaram da cerimônia de inauguração o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jesiel Freitas Carvalho; a diretora da FF, Telma Alves Garcia; e o vice-diretor, Ricardo Neves Marreto.

Jesiel inauguracao-4-andar-FF
Jesiel Carvalho fala sobre os recursos para finalização da obra

A construção da atual sede foi financiada pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e com recursos complementares obtidos por meio de uma chamada pública de 2009, que tinha o objetivo de ampliar o espaço físico e consolidar a pesquisa e a pós-graduação. O dinheiro não foi suficiente para a conclusão do quarto pavimento, que se destinava à expansão. Em 2018, sob orientação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), a FF foi contemplada em uma Carta Convite criada para conceder recursos para a finalização de obras já aprovadas em chamadas públicas anteriores. O pró-reitor Jesiel explicou que 2018 foi um ano especial: “tivemos quatro editais e conseguimos aprovar a quase totalidade dos projetos submetidos, tivemos o maior valor de aporte da Finep [Financiadora de Estudos e Projetos] em projetos para a UFG. Conseguimos concluir essa obra e isso é motivo de muita alegria e contentamento”.

diretora Telma inauguracao-4-andar-FF
Telma Garcia expressa em seu discurso a alegria de inaugurar as obras

A diretora da FF, Telma Garcia, também expressou esse sentimento de alegria e de esperança ao iniciar o seu discurso na cerimônia de inauguração. “Vermos concretizada a ampliação e melhoria do espaço destinado à pós-graduação da Faculdade de Farmácia nos traz uma imensa satisfação! Temos dois mestrados e três doutorados e um grupo que trabalha arduamente para a manutenção e crescimento desses programas. É muito justo e merecido que tenhamos um ambiente que possa acolher e dar melhores condições de trabalho a todos, e é isso o que representa esse novo andar agora concluído”.

inauguracao-4-andar-FF-reitor
Edward Madureira em cerimônia de inauguração na Faculdade de Farmácia

Segundo o reitor Edward, o seu mandato se encerra com 100% das obras da Universidade concluídas. “A gente chega nesse final de ciclo com a sensação de que fizemos o nosso melhor. Essa Universidade é muito forte e os gestores são extremamente comprometidos. Hoje, a gente tem certamente um dos melhores quadros de docentes e de técnicos do País. E isso nos dá a certeza de que o futuro dessa Universidade é cada dia mais brilhante, mais transformador”. Após a fala do reitor, os presentes se dirigiram até o quarto pavimento para o descerramento da placa de inauguração e visitação do novo espaço.

Histórico

Em 14 de dezembro de 2021, comemorou-se 61 anos da assinatura da Lei nº 3.834-C, que criou a Universidade Federal de Goiás (UFG). Antes dessa data, já havia em Goiás cinco instituições autônomas (Faculdade de Direito, Faculdade de Farmácia e Odontologia de Goiaz, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Medicina e Conservatório Goiano de Música) que se uniram após a lei para formar a UFG.

O personagem sempre lembrado na criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia é Rômulo Rocha, que trabalhava na Secretaria da Saúde e Educação com a função de conceder licenças àqueles que queriam exercer a profissão farmacêutica ou odontológica, mas não tinham formação para tal, os chamados “práticos”. Em conversa com o laboratorista e amigo Nicodemos, percebeu que a criação da faculdade era uma saída para as licenças que, mesmo contrariado, concedia.

Sediada na Avenida Tocantins, na Santa Casa de Misericórdia, a Faculdade de Farmácia e Odontologia tem o seu início datado de 12 de outubro de 1945. De acordo com a tradição da época, essas duas escolas deviam funcionar juntas na mesma instituição. A sede própria no Setor Universitário só teve sua pedra fundamental lançada em 1953. Uma curiosidade sobre o primeiro vestibular: cada curso oferecia 30 vagas; Farmácia teve 22 inscritos e Odontologia, 23. Em 1960, foi incorporada à UFG; sete anos depois, ocorreu o desdobramento em duas faculdades: de Farmácia e de Odontologia.

A partir de 1989, a Faculdade de Farmácia mudou de endereço para a 1ª Avenida esquina com a Praça Universitária – Setor Universitário onde funcionou a administração da Faculdade, as atividades de ensino de graduação, de pós-graduação lato sensu (especialização), atividades de atendimento à comunidade e parte das atividades de pesquisa. No endereço anterior, Praça Universitária, nº 1166 – Setor Universitário, continuaram diversos laboratórios de pesquisa e a Coordenadoria do Programa de Mestrado em Ciências Farmacêuticas.

No dia 1 de abril de 2014, foi inaugurada a nova sede da Faculdade de Farmácia, na rua 240 esquina com 5ª avenida, Setor Universitário, construída com verbas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Permaneceram no endereço anterior os órgãos complementares: Centro de Análises Clínicas Rômulo Rocha, a Farmácia Universitária, o Centro Analítico - Controle de Qualidade de Medicamentos (LCQM) e de Alimentos (LCQA).

Clique aqui para acessar o álbum da cerimônia de inauguração do 4º pavimento da Faculdade de Farmácia.

Com informações da Revista Afirmativa da UFG Nº 3 e da Faculdade de Farmácia

Fonte: Secom