UFG inaugura usina solar fotovoltaica no Câmpus Samambaia

UFG entra em lista de universidades mais sustentáveis do mundo

Em 15/12/21 16:53.

GreenMetric Ranking avalia os esforços das universidades para desenvolver ações sustentáveis

A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi incluída no GreenMetric Ranking, que classifica as universidades mais sustentáveis do mundo. O ranking avalia as instituições a partir de informações referentes às suas condições atuais e suas políticas relacionadas à sustentabilidade.

A avaliação leva em consideração seis categorias de indicadores: áreas verdes e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, educação e pesquisa ambiental, gestão de resíduos, mobilidade e tratamento de água. A soma das pontuações alcançadas em cada um deles determina o resultado da posição na lista que conta com mais de 900 universidades de 84 países.

Árvore fotovoltaica é uma das iniciativas do Projeto UFG Sustentável

A classificação da UFG é resultado de um esforço institucional liderado pelo projeto UFG Sustentável e pela Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (SECPLAN/UFG), com o apoio da Secretaria de Infraestrutura e da Diretoria de Logística. A UFG concluiu mais um passo importante em direção à sustentabilidade, alcançando ação estratégica de incluir a instituição no GreenMetric Ranking.

UFG Sustentável

A universidade tem papel fundamental no enfrentamento das questões ambientais do planeta, o que necessariamente passa pela solução dos próprios desafios com vistas à sustentabilidade. Nossa instituição é uma grande consumidora de recursos finitos da natureza, de energia e água, além de responsável pela geração de grande quantidade de resíduos. Por isso, a UFG está comprometida com a formação de profissionais engajados com as questões ambientais e de disseminação de conceitos relativos à consciência ambiental e sustentabilidade.

A inclusão da UFG na posição 32ª do Brasil e 653ª do mundo segundo GreenMetric Ranking é um marco importante e que trouxe diversas lições aprendidas que poderão ser incorporadas no planejamento estratégico da instituição, além de abrir oportunidades de parcerias e pesquisas com instituições nacionais e internacionais na temática da sustentabilidade.

Saiba Mais:

UFG Sustentável

GreenMetric

Aprovado Projeto de Eficiência Energética para a UFG

UFG implanta plano de eficiência energética

UFG lança plano de sustentabilidade e árvore solar

UFG inaugura câmpus solar em Goiânia

Projeto UFG Sustentável propõe agenda ambiental

UFG instalou 25 mil lâmpadas LED e começa produção de energia solar

UFG dá mais um passo em direção à sustentabilidade energética

Fonte: UFG Sustentável

Categorias: Notícias UFG Sustentável