UFG_9315.JPG

UFG concede Medalha de Honra a egressos que se destacaram na comunidade

Em 14/12/21 13:15.

Evento marcou também os 61 anos da universidade

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

A Universidade Federal de Goiás realizou no dia 14 de dezembro, aniversário de 61 anos da instituição, a entrega da Medalha de Honra UFG edição 2021. A medalha é entregue no último ano do mandato da Reitoria e é concedida a ex-alunos da Instituição que tenham se distinguido por contribuições relevantes prestadas à sociedade. 

O evento teve início com a apresentação do Coro de Graduação em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG que executou diversas peças como Misa Criolla e Navidad Nuestra de Ariel Ramírez, Noite Feliz de Franz Gruber. 

Em seguida, compuseram a mesa o reitor da UFG, Edward Madureira e todos os pró-reitores, o Secretário de Educação do Município, Wellington Bessa representando o prefeito de Goiânia Rogério Cruz e a Procuradora de Justiça Ana Cristina França, representando o Procurador Geral Aylton Vechi. 

Nesta edição foram homenageados 21 egressos da universidade. Foram eles: João Artur Rassi, Anselmo Pereira da Silva Sobrinho, Saulo Ribeiro de Freitas, Valdemar Lacerda Júnior, Flúvia Pereira Amorim da Silva, Aline Carneiro Viana, Sebastião William da Silva, Antenor José de PInheiro Santos, Rhaydrick Sandokhan Pinheiro Teixeira Tavares, Iago Montalvão Oliveira de Campos, Amadeu José e Melo Neto, Marcelo Martins Borba, Adriano de Oliveira Andrade, Luz Marina Alcântara, Alfredo Luiz Correia, Ivana Farina Navarrete Pena, Igor Oscar Lutz, Grécia Carolina Pessoni, Carla Cristina da Conceição Ferreira, Maria Eunice Luiz da Silva Santos, Maria Inez Pereira Pinheiro.

Confira o breve currículo de cada um dos homenageados aqui.

Dois homenageados falaram em nome dos demais. Como ressaltou o reitor, foram escolhidos para simbolizar a força da juventude e o simbolismo da pandemia que atravessamos. O primeiro foi Iago Montalvão, egresso do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) e ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Iago estudou na UFG desde a antiga creche, passando todo o ensino fundamental e médio no Cepae e ainda iniciou a graduação em História na UFG. Lembrou que na UFG aprendeu que defender o que nos é de direito é absolutamente político. E ressaltou que os homenageados representam o que a universidade oferece para a sociedade: o progresso, a transformação, o desenvolvimento e a solução de problemas. Lembrou também que é papel de cada um dos homenageados continuar defendendo a universidade pública.

Flúvia Amorim foi a segunda homenageada a falar: “É uma honra voltar à casa em que vivi os melhores momentos de minha vida”. Ela que atualmente coordena as ações de enfrentamento à pandemia na Secretaria Estadual de Saúde lembra do que aprendeu na universidade: “Saúde pública não pode ser baseada em achismo, mas em evidências”. Lembrou que a ciência precisa ser mais valorizada e o papel da UFG na vida dos egrssos: “A UFG nos permitiu transformar a sociedade”, afirmou.

O reitor Edward Madureira em seu discurso lembrou que a medalha é entregue ao final dos mandatos de reitores e que este mandato foi particularmente desafiador. Ele agradeceu a toda a comunidade que esteve junto à reitoria enfrentando toda sorte de problemas e principalmente as unidades que constroem a universidade. Os homenageados para a Medalha de Honra são escolhidos pelas unidades e depois enviados ao Conselho Universitário para aprovação: “este dia é o dia de cada unidade que escolheu cada um desses homenageados”, explicou. Ele também destacou que ver a lista de homenageados mostra como a UFG contribui para nosso Estado, não só com recursos, mas com agentes de transformação em todas as áreas. Ele lembrou todo o trabalho realizado na instituição durante a pandemia, como a produção de máscaras, o projeto Tenda Triagem que acompanhou os trabalhadores da saúde e a criação do teste RT-Lamp coordenado pela professora Gabriela Duarte, que possibilitou uma ideia sair da bancada para auxiliar a população no diagnóstico da doença. Finalizou lembrando que apesar das dificuldades, temos muito a comemorar e agradeceu a presença de cada um dos homenageados da noite. 

Confira a portaria que institui a Medalha de Honra

Confira aqui as fotos do evento

 

UFG_9392.JPG

Homenageados com a Medalha de Honra da UFG

 

UFG_9209.JPG

Iago Montalvão de Oliveira Campos, presidente da União Nacional dos Estudantes entre 2019-2021, foi um dos homenageados

 

 UFG_8873.JPG

Coro de Graduação em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG

 

 UFG_9152.JPG

O vereador Anselmo Pereira foi homenageado por indicação do Gabinete da Reitoria

 

 UFG_8883.JPG

Público composto por homenageados e suas famílias

 

 UFG_9315.JPG

Medalha de honra é concedida a cada quatro anos 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Reitoria CONSUNI