ideathon

1º Construct Ideathon Living Lab C premia equipes vencedoras

Em 11/12/21 13:30.

Projetos buscam soluções para gestão do reaproveitamento de resíduos da construção civil

A cerimônia virtual de premiação da primeira edição do Construct Ideathon, desafio promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pelo Programa Comunidade da Construção (Polo Goiano), realizado pelo Living Lab C, com a organização Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG, reuniu competidores, organizadores, patrocinadores, parceiros e dirigentes de entidades voltadas para a construção civil.

Coordenadora do Living Lab C "Laboratório Vivo", diretora de Transferência e Inovação Tecnológica e pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI UFG), a professora Helena Carasek fez a abertura da solenidade e agradeceu a contribuição de todos. "Cumprimento a todos os que participaram competindo, organizando, patrocinando ou apoiando", finalizou.

Abrangência

Os números citados pela professora Helena demonstram a relevância do desafio, proposto para estimular soluções criativas e inovadoras com foco na Redução, Gestão de Reaproveitamento de Resíduos de Construção Civil, contribuindo com a cadeia produtiva da construção, setor público e sociedade.

A maratona teve início em novembro, com a participação de 25 equipes nos 3 dias de bootcamp, compreendendo um total de 85 estudantes (de graduação, especialização, mestrado e doutorado). Entre os inscritos, estudantes de 30 Instituições de Ensino e Pesquisa de 10 Estados brasileiros (GO, RS, SP, MA, TO, PR, MG, RJ, CE, SC), do Distrito Federal (DF); e de Funchal, cidade na Ilha da Madeira, em Portugal.

Oswaldo Cascudo, coordenador do Programa Comunidade da Construção Civil Polo Goiano, que reúne construtoras e incorporadoras, escritórios de projetos e de consultoria, além de parceiros do setor, ressaltou a importância do 1º Construct Ideathon. “A inovação deve nortear as nossas ações, e é um dos motivadores desse projeto tão assertivo, que conectou pessoas de tantos lugares”, celebrou.

 Sustentabilidade

O 1º Construct Ideathon teve apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO).

Cezar Mortari, presidente do Sinduscon GO, salientou que sustentabilidade não é apenas a palavra da vez. "Essa convergência entre vários setores é fundamental para buscarmos soluções práticas, para colhermos bons frutos", finalizou. O evento contou também com a presença do Presidente do Sinduscon-DF e da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade - COMAT/CBIC, Dionyzio Klavdianos.

"Ficamos muito satisfeitos com os resultados desse projeto que vai ao encontro da necessidade de preservarmos nossos recursos", comemorou o Coordenador Regional Centro Oeste da ABCP, Waldir Belisário. Daniela Mattar, que representou o MCTI na solenidade, também elogiou a iniciativa. “Parabéns a todos por se preocuparem com o meio ambiente", manifestou.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) e o SEBRAE GOIÁS, que foram os patrocinadores do 1º Construct Ideathon também participaram da premiação. “É uma enorme satisfação para a nossa entidade participar de ações movidas pela preocupação com a sustentabilidade", salientou Fernando Chapadeiro, presidente do CAU-GO. A vice-presidente do CREA-GO, Marisa Pignataro de Sant'Anna, também destacou a importância de se buscar soluções para os resíduos da construção civil." É uma questão urgente, parabéns pela iniciativa", finalizou. “O Construct Ideathon é um desafio de inovação, de desenvolvimento sustentável para a geração de negócios que beneficiarão toda a comunidade”, ressaltou a analista do Sebrae Goiás Ivana Xavier.

 

Equipes Vencedoras

 

Negócio Inovador

 

XCOLOR (1º LUGAR)

- Gustavo Henrique Amaral Monteiro Rocha (UFG)

- João Pedro Castro Santos (IFG)

- Mayara do Nascimento Rodrigues (UFG)

- Simone Gonçalves Sales Assunção (UFG) - Orientadora

 

PLATAFORMA CIRCULAR (2º LUGAR)

- João Pedro Teter de Oliveira (UFPR)

- Maurício de Oliveira Gondak (UTFPR)

- Antônio Carlos de Francisco (UTFPR) - Orientador

 

LEGO WASTER (3º LUGAR)

- Ana Beatriz Barroso Leão (UFG)

- Gabrielle Foletto do Carmo (UFFS)

- Monice Cristina da Silva (UnB)

- Naahman Lima Pereira (UFFS)

- Sarah Yasmin Pereira Marques (UFG)

- Pedro Henrique Gonçalves (UFG - Orientador)

 

 

Negócio de Impacto Socioambiental

 

PLASTICYCLE (1º LUGAR)

- Anny Silva Adri (UFG)

- Carlos Eduardo Ribeiro Rodrigues (UFG)

- Gustavo Felizardo Santos Sandes (UFG)

- Pedro Henrique Felix de Oliveira (UFG)

- Victor Hugo Ribeiro Costa (UFG)

 

 AZULEJOU (2º LUGAR)

- Iara Daniel Matias Damascena (UFG)

- Sara Daniel Matias Damascena (UFG)

 

MANNACÁ (3º LUGAR)

- Gustavo Lira Gomes Severino (UFABC)

- Luiz Fernando Campos Machado (USP)

 

 

Agradecimentos aos palestrantes, instrutores, mentores e avaliadores

 

Maurício Keller – SEBRAE, Lorena Gomes de Oliveira - SEBRAE,Moisés Santos – SANTOS,Emília Rosângela - CEI – UFG, Ivana Xavier – SEBRAE, Camila Storti – ABISSAL,Cinthia Martins - RECURSO SUSTENTÁVEL,Simone Buiate - CAU/GO,André Luís Villela – SEBRAE, Helen Tenório – GOIARTE, Paulo Márcio Fernandes Viana - LTEC, Stefane Vitorino - DGV SICAL,Victor Filipi Cruz – ZIIROM,Lorena Gomes de Oliveira – SEBRAE, Tiago Zancope – SECEC, Daniela Gonçalves - MCTI,Guila Calheiros – ANPROTEC, Valter Frigieri – ABCP, Leila Sobral - COMAT e CMA (CBIC), Guilherme Rosa - iCON HUB, Hewerton Bartoli - ABRECON,Tatiane de Vietro – CTI, Vivian Rubia – ICE, Bruno Xavier - MCTIWanda Foresti - ARQUITETOS DA VILA

 

 Foto: Sinduscon
Cerimônia de premiação do 1º Construct Ideathon Living Lab C

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias CEI