preenchimento de vagas 2022

Processo seletivo para preenchimento de vagas começa no dia 6/12

Em 01/12/21 11:44.

UFG oferece a possibilidade de mudança de curso, reingresso ou transferência para até 816 vagas 

preenchimento de vagas 2022

 

Começa na segunda-feira (6/12) o prazo para realizar inscrição no processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes para ingresso em 2022/1 e 2022/2 nos cursos de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), na modalidade presencial, nas categorias mudança de curso, reingresso e transferência facultativa. A iniciativa visa o preenchimento de 816 vagas, distribuídas nas Regionais (Goiânia e Goiás).

As orientações para participar do processo seletivo estão no Edital nº 33/2021, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do Centro de Seleção (CS) da UFG. Compete ao Centro de Seleção da UFG a realização do processo seletivo, incluindo o planejamento e a execução de todas as atividades necessárias à entrega do certame e ao Centro de Gestão Acadêmica (CGA) da Prograd UFG, a matrícula dos aprovados. O processo seletivo utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2020.

As inscrições serão realizadas no prazo previsto no cronograma do processo seletivo, exclusivamente no endereço eletrônico, no Portal do Candidato. Antes de realizar a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário de cadastro de informações pessoais, e enviar, via upload, fotografia individual, tirada no máximo nos últimos 12 (doze) meses anteriores à data de publicação do Edital nº 33/2021. 

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico a partir da data de abertura de inscrição até às 12h (horário oficial de Brasília/DF) do último dia do prazo, que é 6 de janeiro de 2022.

Categorias

De acordo com o edital, a categoria mudança de curso (transferência interna) destina-se ao candidato que é estudante regular da UFG, que no semestre imediatamente anterior ao período de matrícula, definido no cronograma do processo seletivo, esteja matriculado, no mínimo em um componente curricular, ou com matrícula trancada ou participando de programa de intercâmbio ou de mobilidade estudantil, e que tenha concluído, pelo menos, um período letivo: ingressantes 2022/1 – vínculo em 2021/2; ingressantes 2022/2 – vínculo em 2022/1).

A mudança de curso pode implicar em mudança de Regional (Goiânia e Goiás), de câmpus, de grau acadêmico (licenciatura e bacharelado) e de modalidade (a distância para presencial), mesmo que seja no curso do mesmo nome e só é permitida uma única vez. 

O reingresso destina-se ao candidato que seja ex-estudante da UFG, que esteja excluído da Universidade e deseja retornar ao último curso/grau acadêmico/habilitação/regional do qual tenha sido desvinculado, desde que o curso não esteja em situação de extinção. O reingresso só é permitido uma única vez e desde que o ex-estudante não tenha sido excluído por esgotamento de prazo para integralização curricular, decisão administrativa, decisão judicial e não tenha realizado desistência do curso.

A transferência facultativa de outra instituição de ensino superior (IES), transferência externa, – destina-se ao candidato regularmente vinculado à outra IES que, no semestre (ou período equivalente) imediatamente anterior ao período de matrícula, definido no cronograma do processo seletivo, se encontre inscrito em disciplinas ou com matrícula trancada ou participante de programas de mobilidade acadêmica regulamentados pela IES de origem, que tenha concluído no mínimo um período letivo, e que deseja dar continuidade aos estudos na UFG no mesmo curso ou em curso afim. 

O curso de origem deve ser autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou cursado no exterior com a devida regulamentação. Nesse último caso, a documentação acadêmica a ser apresentada deve estar devidamente traduzida por tradutor público. 

Links importantes

Acesse o Portal do Candidato por aqui

Para ler o Edital nº 33/2021 na íntegra, clique aqui

Para consultar o cronograma, clique aqui

O quadro de vagas remanescentes está disponível, clicando aqui

Para baixar o laudo médico, clique aqui

Se quiser verificar a relação de cursos afins para transparência facultativa, clique aqui

Clique aqui para saber dos objetivos, procedimentos, critérios de avaliação e programa da prova de Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE) Presencial

Clique aqui para ara saber dos objetivos, procedimentos, critérios de avaliação e programa da prova de Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE) Remota

Veja aqui as instruções para solicitação de condições especiais para realização das provas de VHCE Presencial

Fique a par das Chamadas e Matrículas, clicando aqui

Veja o Termo de opção para outro curso (somente para a categoria mudança de curso), aqui

Saiba mais

UFG lança dois editais para preenchimento de vagas remanescentes

 

 

 

 

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Prograd