jubileu de ouro e prata 2021 - turma

UFG realiza cerimônia Jubileu de Ouro e de Prata para egressos

Em 01/12/21 10:42.

Evento foi criado pelo Sempre UFG com o objetivo de homenagear ex-alunos

Texto: Isabela Cintra

Fotos: Carlos Siqueira

Marcado por um sentimento de nostalgia, em uma iniciativa inédita da Universidade Federal de Goiás (UFG), o projeto Sempre UFG realizou na segunda-feira (29/11) o evento Jubileu de Ouro e Prata para homenagear egressos e egressas da Universidade que completaram 25 anos e 50 anos ou mais de formados. Os convidados para essa solenidade que receberam o diploma Jubileu de Ouro foram aqueles que se formaram em 1971 ou nos anos anteriores e quem recebeu o diploma Jubileu de Prata foram os que se formaram em 1996. Durante a cerimônia, foram entregues diplomas simbólicos para eles, que marcaram a trajetória da UFG. O evento foi transmitido remotamente no canal oficial da UFG no YouTube.

Em um breve discurso, o egresso da Faculdade de Medicina, Luiz Augusto Chein, que falou em nome dos egressos que receberam o Jubileu de Ouro. Ele contou, com nostalgia e orgulho, que fez parte da quinta turma do curso de medicina da Universidade. “A emblemática turma dos 80”, se referiu. Com mais de 50 anos exercendo a profissão, o médico formado pela UFG, destacou a importância da instituição em sua trajetória e na dos colegas. “A UFG nos abriu as portas do trabalho, nos possibilitou conhecer pessoas maravilhosas, aprender com sábios mestres e fazer amigos que acabaram se tornando uma verdadeira família. E eu lembro a todos, a vida toda: sempre UFG!”.

Luiz Augusto Chein fazendo seu discurso

Em nome dos egressos que comemoraram o Jubileu de Prata, o egresso da Faculdade de Enfermagem, Douglas José Nogueira, ressaltou sua felicidade em poder participar do evento e reencontrar amigos e colegas. Em seu discurso, ele lembrou que a Faculdade de Enfermagem exerceu grande papel durante o combate à pandemia de covid-19, além de homenagear seus colegas da enfermagem e os demais profissionais de saúde.

Douglas Nogueira ainda reforçou o papel da UFG em sua vida: “Descobrimos ao passar pela UFG, que a educação muda destinos e isso pode ser notado em cada rosto presente nesse auditório. Nossas vidas e de nossas famílias mudaram, nossos filhos presenciaram nossas lutas, dificuldades e conquistas e tiveram a oportunidade de conhecer uma arma importante que usamos em todas as batalhas desde quando passamos pela UFG: o conhecimento.”. No final de seu discurso, ele ressaltou sua vontade de receber o Jubileu de Ouro. “Que venha o Jubileu de Ouro! Vamos estar na casa dos 70 ou 80 anos, provavelmente sonhando e trabalhando em novos projetos, porque a vida é sempre agora. Viva o Jubileu. Viva as turmas de 1996. Viva a UFG. Viva a vida. Obrigado”.

Douglas José Nogueira em seu discurso

O reitor da UFG, Edward Madureira, esteve presente na cerimônia e celebrou que o evento é um dos primeiros eventos que marcam a retomada das atividades presenciais da Universidade. Ele também comemorou a grande mobilização de algumas unidades acadêmicas para fazer a homenagem acontecer, como a Faculdade de Odontologia, Faculdade de Enfermagem, Instituto de Informática e Instituto de Química, além de destacar que muitas outras unidades se mobilizaram.

jubileu de ouro e prata 2021 - reitor
Edward Madureira fala aos egressos dos avanços da UFG nos últimos anos

Durante seu discurso, o reitor falou de suas expectativas para que o evento aconteça com frequência em um espaço maior e com mais pessoas. “No ano que vem, nós queremos pelo menos 500 formandos do Jubileu de Ouro e de Prata no Centro de Eventos da UFG, com todo mundo vacinado, podendo fazer um evento grandioso como são as colações de grau”.

“A ideia do Sempre UFG foi justamente trazer esse espírito da alma mater das pessoas que passaram por aqui. Todos nós vivemos aqui, sem dúvida nenhuma, os momentos mais felizes, mais marcantes das nossas vidas. Chegamos aqui adolescentes, saímos adultos. Chegamos aqui na dúvida do que faríamos, saímos daqui profissionais.”, disse o reitor. Ele ainda lembrou que são mais de 100 mil egressos da UFG que estão mudando o estado de Goiás e o país.

Além disso, o reitor enfatiza que as instituições federais de ensino superior são o maior patrimônio do povo brasileiro, porque produzem conhecimento, formam pessoas, incluem e transformam vidas. “Hoje minha fala é de gratidão, por terem acreditado e por estarem aqui”, afirmou.

Sempre UFG

O Sempre UFG é um portal coordenado pelas professoras Thalita Sasse Froes da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e Letícia Alcântara da Faculdade de Letras (FL) da UFG, que tem como objetivo acompanhar a trajetória de vida dos egressos da UFG e oferecer serviços exclusivos como cursos de educação continuada e acesso a biblioteca digital, além de relembrar os momentos vividos na instituição. Clique aqui para conhecer o projeto.

Para conferir o evento Jubileu de Ouro e Prata da UFG na íntegra, clique aqui.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Sempre UFG