encontro dirigentes 2021

Perspectivas pós-pandemia é tema do encontro de dirigentes

Em 01/12/21 10:22.

Evento foi realizado de forma on-line e transmitido pelo Youtube UFG Oficial, na terça-feira (30/11)

Texto: Fabrício Soveral (Reitoria Digital)
Foto: Reprodução/Youtube UFG

propessoas

O Encontro Anual de Dirigentes e Coordenadores Administrativos da UFG foi realizado de forma on-line e transmitido pelo canal da Universidade no Youtube, na terça-feira (30/11). O evento foi uma realização da Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DAD/Propessoas). A abertura contou com a participação do reitor da UFG, Edward Madureira, do pró-reitor da Propessoas, Everton Wirbitzki da Silveira, e da diretora em exercício da DAD, Carina Pereira de Oliveira.

Edward Madureira, que está encerrando o seu mandato como reitor da UFG, lembrou do desafio que foi criar uma pró-reitoria específica para a área da gestão de pessoas e fez um agradecimento ao pró-reitor pelo trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos. “Os nossos progressos foram substanciais e é importante registrar esse salto qualitativo que a Universidade conquistou, no entanto, sabemos que a área da gestão de pessoas ainda é um universo que pode ser explorado e aprimorado”, afirmou.

Após a abertura foi realizada a palestra “Gestão de pessoas nas universidades: transformações e perspectivas pós-pandemia”, com a pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenadora do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), Mirian Dantas. A palestrante destacou o crescimento do teletrabalho nas universidades e fez uma contextualização dele em termos de legislação.

Ela disse que a vivência da universidade é algo muito importante para todos que trabalham na instituição, mas que é impossível ignorar as possibilidades que foram apresentadas durante o trabalho remoto com o uso das tecnologias e isso será um desafio para os gestores que agora também precisarão exercer uma ‘liderança digital’.

“Vivemos uma nova realidade, uma nova forma de realizar as atividades, o controle deixa de ser a presença e passa a ser exercido por metas, demandas, entregas...isso requer uma maturidade de planejamento que nós ainda não temos porque nunca trabalhamos assim”, argumentou.

Mirian Dantas fez questionamentos sobre aspectos que os gestores deverão pensar para o futuro: “Cada instituição deve pensar qual é o melhor modelo a ser adotado no pós-pandemia. Como vamos nos organizar? O que vamos manter? Como será o uso das tecnologias e as formas de comunicação? Como vamos incorporar tudo isso e usar de forma positiva para todos nós?”

Depois da explanação foi realizada uma sessão de perguntas e respostas com a palestrante e com gestores da UFG.

Veja o vídeo do Encontro Anual de Dirigentes e Coordenadores Administrativos da UFG

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias Propessoas