Capa Nota de Falecimento 2019

Nota de falecimento

Em 09/11/21 14:41.

Iris Rezende apoiava a universidade pública e era egresso do curso de Direito da UFG

A Universidade Federal de Goiás expressa profundo pesar pelo falecimento de Iris Rezende Machado, ocorrido nesta terça-feira (9/11). A Instituição solidariza-se, neste momento de dor com sua família, amigos pessoais, admiradores e eleitores.

Iris começou a carreira política no movimento estudantil na década de 1950, em Goiânia, como estudante secundarista. Ele cursou a Faculdade de Direito, na fase em que se buscava a constituição da Universidade Federal de Goiás.

Iris Rezende ganhou notoriedade na política em Goiás e no País: foi ministro (da Justiça e da Agricultura), senador, governador, prefeito, deputado estadual e vereador.

A UFG respeita a trajetória política e pessoal de Iris e salienta que a data de sua morte é de tristeza para todos, pois perde-se um líder que sempre se dispunha ao diálogo e buscava soluções responsáveis em suas gestões públicas.

Iris Rezende era um dos defensores de que a universidade pública deve ser gratuita, laica, dotada de autonomia didática, financeira, administrativa e disciplinar. Como está previsto na lei nº 10.451, que instituiu o Dia Municipal em Defesa das Universidades Federais do Estado, sancionada por ele em 27 de dezembro de 2019.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Reitoria Egresso