Capa Nota de Falecimento 2019

Nota de falecimento

Em 03/11/21 10:16.

Universidade Federal de Goiás lamenta a morte do Professor Emérito Orlando de Castro

Professor Orlando Ferreira de Castro - FAV UFG
Professor Orlando em foto do e-book no qual narra a história da FAV

Com profundo pesar, a Universidade Federal de Goiás (UFG) comunica o falecimento do Professor Emérito, Orlando Ferreira de Castro, ocorrida na última terça-feira (2/11). Desde os tempos de estudante, Orlando lutou pela criação da UFG, e depois, foi um dos fundadores do Instituto de Belas Artes de Goiás (juntamente com o professor Antônio Henrique Péclat), depois Instituto de Artes, hoje Faculdade de Artes Visuais. Solidária e fraternalmente, a UFG envia condolências aos familiares, amigos e estudantes que sempre nutriram imensa admiração pelo professor e seu legado. Orlando Ferreira de Castro nasceu na cidade de Buriti Alegre (GO), em 1 de outubro de 1928.

Graduado em engenharia civil, Orlando foi aprovado no primeiro vestibular da Escola de Engenharia do Brasil Central, realizado no ano de 1954. Em 1960, a instituição passaria a fazer parte da Universidade Federal de Goiás. Neste período, a Escola de Engenharia passava por grandes dificuldades financeiras, já que o professor responsável pela obtenção de reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura não finalizou o processo burocrático e os professores estavam sem receber, o que levou à paralisação total das aulas, com a renúncia de toda a diretoria.

Para solucionar o problema, da instituição da qual era aluno, Orlando, que havia sido eleito presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), conseguiu convencer alguns professores a retornarem e selecionou os melhores alunos das séries mais adiantadas para lecionarem nas mais novas, tornando-se ele mesmo um dos professores.

O professor Orlando foi também um dos fundadores do Instituto de Belas Artes de Goiás (Ibag), em 1960, que viria a ser Instituto de Artes e hoje é a Faculdade de Artes Visuais (FAV). Ele atuou na unidade acadêmica até o dia de sua aposentadoria em 1995. Neste meio tempo, exerceu também o cargo de presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Goiás (Crea-GO), entre agosto de 1976 a dezembro de 1978. Na década de 1990, junto com outros docentes, iniciou a articulação para a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG, o que só aconteceu em 2009, por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Segundo o diretor da FAV, Bráulio Vinícius Ferreira, o professor Orlando era "uma pessoa ímpar, de caráter irretocável. Um idealista, que, com arrojo e determinação, foi em busca de seu ideal, seu sonho maior: fundar a Universidade Federal de Goiás". O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, no prefácio do e-book "Faculdade de Artes Visuais: histórias e memórias do Professor Orlando Ferreira de Castro", lançado em novembro do ano passado, sobre a história da FAV, fez questão de registrar duas de suas maiores qualidades: "a doçura com que tratava a todos os que se aproximam dele, seja por suas histórias, pelo seu acervo único ou pela sua trajetória de professor, gestor, amigo, esposo, pai, avô e ser humano admirável". Ainda, a última referência que fez a esse grande amigo: "a sua paixão incomparável pela UFG".

Saiba mais

Faculdade de Artes Visuais: histórias e memórias do Professor Orlando Ferreira de Castro (nov/2020)

Anexo V - Orlando Ferreira de Castro / Parte integrante da reportagem especial Ditadura militar na UFG: Vigilância, perseguição e expurgo (mar/2019)

Um protagonista da criação da UFG (jan/2014)