Elen Regozino Muniz

Pesquisadora da UFG recebe menção honrosa no Prêmio Capes Tese

Em 26/10/21 13:28.

Elen Regozino Muniz defendeu doutorado em Ciência Animal pela EVZ, com orientadores do IPTSP

Elen Regozino Muniz
Elen Muniz: reconhecimento nacional impulsiona continuadade do trabalho mesmo com adversidades

A pesquisadora da Rede de Laboratórios de Diagnóstico Molecular para Covid-19 do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP-UFG), Elen Regozino Muniz, defendeu o doutorado em Ciência Animal, da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ), e foi agraciada com a menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2021. A publicação dos resultados do Prêmio ocorreu em setembro último e a solenidade de entrega do Prêmio está marcada para 9 de dezembro de 2021.

Elen foi orientada pelo professor do IPTSP, Éverton Kort Kamp Fernandes, e co-orientada pelos docentes do IPTSP, Walquiria Arruda e Caio Marcio de Oliveira Monteiro. O título da tese defendida por Elen é "Mecanismo de ação e formulação de Beauveria bassiana no controle de artrópodes de importância veterinária".

A pesquisadora afirma que, como autora, "estar entre as três melhores teses em medicina veterinária do Brasil é um reconhecimento do esforço e dedicação durante toda a formação do doutorado e da tese desenvolvida. Além de demonstrar a qualidade e relevância das pesquisas que são desenvolvidas na UFG para o País e na área de medicina veterinária pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal".

Elen comenta ainda que esse reconhecimento nacional impulsiona a ela e aos seus professores orientadores "a continuar nosso trabalho com qualidade mesmo diante das possíveis dificuldades".

Tese

A tese "Mecanismo de ação e formulação de Beauveria bassiana no controle de artrópodes de importância veterinária" contribui para o desenvolvimento do controle biológico utilizando fungos entomopatogênicos de carrapatos e moscas, que são parasitos de relevância veterinária. O primeiro foco da tese foi identificar mecanismos de infecção do fungo Beauveria bassiana em carrapatos dos bovinos. De modo geral, os carrapatos são mais resistentes à infecção fúngica, quando comparados a pragas agrícolas, por exemplo. Por isso, compreender quais mecanismos genéticos estão relacionados com a virulência dos fungos em carrapatos melhora a eficácia das estratégias de controle.

Segundo a pesquisadora, a segunda etapa do projeto foi desenvolvida em parceria com a Universidade de Pisa, Itália, sob o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Durante o intercâmbio, foi testada uma formulação à base de cera de carnaúba que potencializou a ação do fungo para o controle de adultos da mosca Lucilia sericata. Ambos os projetos obtiveram resultados favoráveis e contribuíram para o desenvolvimento de uma proposta de controle mais sustentável e segura para o meio ambiente, animais e homem. A tese foi conduzida também com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Dentro dos critérios observados no processo seletivo (a originalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País, a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, sua metodologia, redação, estrutura e organização do texto), Elen Regozino Muniz acredita que o que chamou a atenção em sua pesquisa foi uma soma desses fatores. "Mas, principalmente, a qualidade das publicações originárias da tese foi o grande destaque do trabalho. Uma publicação de alto impacto reflete na originalidade, na relevância do estudo dentro do contexto aplicado e na qualidade da escrita", argumenta.

Sobre o prêmio

A 16ª Edição do Prêmio Capes de Tese, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou no Diário Oficial da União (DOU) a lista com os 49 trabalhos selecionados e outros 92 indicados para menção honrosa. Conforme previsto no Edital nº 03/2021, em cada área de avaliação reconhecida pela Fundação, foi escolhida uma tese de doutorado, defendida no Brasil em 2020, para o prêmio principal e até duas para receberem a menção honrosa.

Todo o processo seletivo considerou a originalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País, a qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese, sua metodologia, redação, estrutura e organização do texto.

Pesquisa propõe alternativa de controle de carrapatos e moscas varejeiras

Fonte: Secom UFG, com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Capes

Categorias: Notícias EVZ IPTSP Orgulho de ser UFG