Entrega de título de professora emérita a professoras da FEN

Docentes da FEN recebem título de Professora Emérita

Em 06/10/21 17:17.

Honraria representa reconhecimento à dedicação de Denize Munari e Maria Alves 

Texto: Luciana Santal

Fotos: Carlos Siqueira

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou, na última quinta-feira (30/9), a solenidade de entrega de títulos de Professora Emérita a duas docentes da Faculdade de Enfermagem (FEN): Denize Bouttelet Munari e Maria Alves Barbosa. Essa é uma homenagem concedida a professores aposentados que contribuíram de forma eminente com o ensino, pesquisa, extensão e gestão da universidade. Após a execução do Hino Nacional, o reitor Edward outorgou, a Denize Munari e Maria Alves, os títulos de Professora Emérita. Logo após, a diretora da FEN, Claci Fátima Weirich Rosso, presenteou as professoras com uma peça confeccionada pelo artista plástico goiano, Luís Olinto. A peça possui cores que remetem ao Centro-Oeste e uma lâmpada, que é o símbolo que representa a Enfermagem.

 

Maria Alves  PROF EMÉRITA
Maria Alves Barbosa, Professora Emérita da UFG

 

Maria Alves Barbosa discursou sobre o longo caminho pela validação da área: “Os horizontes da Enfermagem são amplos e a busca pelo reconhecimento da categoria não é recente. A pandemia vem mostrando ao mundo que o enfermeiro é o ser que cuida, guarda, percebe, sente e vive a experiência do indivíduo em situação de doença”. Agradeceu o recebimento da honraria que lhe foi concedida, segundo ela mesma, devido ao trabalho realizado com sua “outra família”, um grande grupo formado por amigos, professores, técnico-administrativos e alunos. “Entre eles, eu me senti segura, acolhida e realizada profissionalmente. Atribuo a concessão do título à coletividade e generosidade desta universidade. Não cheguei a ele sozinha, estive sempre cercada por pessoas prontas a dividirem comigo todos os momentos”.

Denize Bouttelet Munari contou que tinha oito anos de idade quando se dirigiu à uma plateia pela primeira vez porque tinha sido escolhida pela professora para ler sua redação sobre o dia da árvore. “Cá estou, 52 anos depois. É uma honra enorme estar aqui e receber essa homenagem com a qual estou profundamente emocionada pelo seu sentido e significado. Mais importante do que tem no meu currículo lattes, possivelmente o que me levou a essa indicação é o que me define a partir do meu ponto de vista da vida, de ser humano, de ser professor e de qual é a missão de ser professor. Eu acredito no ser humano, na sua infinita capacidade de se transformar na sua melhor edição. Prometo honrar esse título de Professora Emérita”.

 

Denize Bouttelet Munari PROF EMÉRITA
Denize Bouttelet Munari, Professora Emérita da UFG

 

Homenagens

A ex-reitora da UFG, Milca Severino, homenageou a professora Maria Alves Barbosa. Ao discorrer sobre o currículo da docente, usou verbos no presente para demonstrar que, mesmo com o título de Professora Emérita, concedido a aposentados, ainda é atuante na UFG. “O seu extenso currículo é a materialização de parte de suas contribuições à Enfermagem. Atuou no tripé ensino-pesquisa-extensão que compõe a universidade e ainda na gestão", ressaltou Milca. Ainda citou Cecília Meirelles e se inspirou em seu poema “Ou Isto ou Aquilo” para falar sobre escolhas. “A nossa homenageada fez a escolha de servir à humanidade, se dedicando a duas áreas estruturantes: a educação e a saúde. A incansável Maria Alves traduz a sua atuação na universidade com seu modo singelo de ser: mulher alegre, inteligente, solidária e sincera amiga de e para todas as horas”.

A Professora da FEN, Luana Ribeiro, foi convidada a homenagear a professora Denize e, após rascunhar alguns textos, decidiu usar as palavras que “viessem do coração” e se dirigiu à ela: “Seu currículo lattes traz 24 anos de contribuições em ensino-pesquisa-extensão e gestão de forma exemplar. Professora Denize, você tem um olhar muito subjetivo, muito humano em momentos de crise e faz jus a tudo que está previsto nesse título. Por onde você passa, deixa referenciais humanos. Você é uma pessoa brilhante e faz muita diferença na vida das pessoas!”.

Mesa diretiva

A mesa diretiva estava composta pelo reitor da UFG, Edward Madureira; pela vice-reitora, Sandramara Matias Chaves; pela diretora da Faculdade de Enfermagem (FEN), Claci Fátima Weirich Rosso; pela professora da FEN e secretária-executiva da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Luana Ribeiro; e pela pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), ex-reitora e professora emérita da UFG, Milca Severino.

A diretora da FEN, Claci Rosso, relatou de onde surgiu a ideia de homenagear as professoras. “A solicitação desse título nasceu no Panamá, em um evento internacional realizado em 2019. Algumas pessoas perguntaram: quantos professores eméritos a Faculdade de Enfermagem tem? E respondi: nós só temos uma professora emérita: Milca Severino. E vários participantes do evento sugeriram os nomes das duas professoras homenageadas: Denize Munari e Maria Alves Barbosa. Além de representar toda a honraria que essas professoras merecem, esse título também é a demonstração da qualidade do nosso quadro docente. Para nós, é uma alegria enorme entregar esse título”.

A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, relembrou momentos que dividiu com as duas homenageadas, enquanto ocupava o cargo de pró-reitora de Graduação e também durante a escrita de sua tese de doutorado. Parabenizou as professoras e explicou a importância do título concedido a elas: “é de extrema importância e carrega com ele a expressão de todo um trabalho, de toda uma vida na Universidade Federal de Goiás”.

 

reitor Edward em cerimônia de professoras eméritas - 30 de setembro de 2021
Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, em entrega de títulos de Professora Emérita

 

O reitor Edward Madureira também relatou experiências que compartilhou com as professoras. De Maria Alves, ele recordou da época em que eram coordenadores de curso: ela, de Enfermagem e ele, de Agronomia. Quando Maria Alves se tornou diretora da FEN, foi Denize Munari que assumiu a função de coordenar a graduação e passou a participar de várias atividades nessa área, com Edward ainda na Coordenação de Agronomia. “A universidade cresce a cada título concedido e hoje ela está duplamente maior com vocês duas nessa galeria de professores eméritos”, celebrou.

Acesse aqui o álbum de fotos da solenidade de entrega de títulos de Professora Emérita a Denize Bouttelet Munari e Maria Alves Barbosa. As imagens são do fotógrafo Carlos Siqueira, da Secretaria de Comunicação (Secom-UFG).

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias FEN CONSUNI