Biblioteca Central - 33 (Foto: Carlos Siqueira/Secom UFG)

Biblioteca Central doa livros para biblioteca em Santa Tereza de Goiás

Em 05/10/21 08:57.

Biblioteca Professora Maria Iraídes recebeu 81 exemplares de diversos gêneros

Livros doados para Biblioteca em Sta. Tereza
Novos exemplares vão reforçar acervo Foto: divulgação

A Biblioteca Central Professor Alpheu da Veiga Jardim, localizada no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), doou 81 exemplares de livros, em diversas categorias, para a Biblioteca Municipal Professora Maria Iraídes do Carmo Silva, da Escola Municipal Santa Tereza, no município de Santa Tereza de Goiás, a 370 km de Goiânia, região norte do Estado. A entrega do material ocorreu no início do mês de setembro (8/9).

A aquisição de livros pela biblioteca escolar realizou-se por meio de uma relação institucional, onde foi solicitada a doação de livros à Universidade Federal de Goiás que contemplou a Biblioteca da Escola Municipal com os exemplares. Um dos objetivos da administração da biblioteca municipal é ampliar o acervo através de parcerias; organização e catalogação do acervo; criação de uma biblioteca escolar on-line, que pode ser visitada no site da Prefeitura de Santa Tereza de Goiás, na qual o visitante ou aluno podem baixar livros literários gratuitamente.

A expectativa é de que, por meio da biblioteca escolar on-line, pais ou responsáveis, alunos e visitantes, possam adquirir ou intensificar hábito da leitura virtual. A Biblioteca Municipal Professora Maria Iraídes do Carmo Silva, denominação recebida a partir do projeto de lei n° 798, de 20 de maio de 2021, recebeu este nome porque a educadora Maria Iraídes, que durante a sua vida sempre valorizou a educação e a leitura, prestou relevantes trabalhos para o município de Santa Tereza de Goiás.

Encaminhamentos

De acordo com o Sistema de Bibliotecas UFG (Sibi), a Biblioteca Central, assim como as demais bibliotecas do Sibi, recebe doações de livros de diversas áreas. Os livros que não atendem o perfil das bibliotecas da Sibi, seja pela temática ou pela quantidade de exemplares já disponíveis nas bibliotecas, são utilizados nos diversos projetos de extensão da biblioteca, como a Feira de Troca de Livros, que acontece durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, no Curta o Câmpus e no Conpeex; são utilizados para abastecer as geladeiras do projeto Gelateratura, que estão espalhadas em todas as bibliotecas do Sibi/UFG, onde os usuários e visitantes das bibliotecas podem pegar e levar as obras ali disponíveis e também são encaminhados para outras instituições que fazem solicitação junto à Biblioteca.

Diversas instituições fazem solicitações de doações à Biblioteca. O Setor de Doações  é o responsável por fazer a análise, seleção e encaminhamento dessas doações, observando a disponibilidade de material e o perfil de leitor das bibliotecas solicitantes, visando atender as necessidades informacionais das mesmas. Entre os anos de 2018 e 2021, encaminhamos para doação externa cerca de 500 exemplares a quatro bibliotecas que realizaram solicitação de doação.

"Durante o período de pandemia, o recebimento de doações está suspenso, conforme orientação dos órgãos de saúde. Estamos aproveitando o momento para reestruturar a sistemática para recebimento e envio de doações com a adoção da plataforma Reuse.gov, uma solução desenvolvida pelo Ministério da Economia e que está sendo adotada pela UFG para a padronização do recebimento de bens móveis. Assim, em breve divulgaremos a nova metodologia para doação de livros para nossas bibliotecas", afirma a gerente de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação do Sibi UFG, Rosemarilany Barbosa Guida.

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Santa Tereza de Goiás e Sibi UFG

Categorias: Notícias SIBI