Camila Alves Costa Foto: Instagram @dracamilacostaperio

Doutoranda da UFG vence competição de pesquisa em odontologia

Em 17/09/21 12:26.

Trabalho premiado foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás

doutoranda PPGOUFG 16-9-21
Segundo a FO, IADR é a principal competição científica de odontologia no Brasil

A doutoranda Camila Alves Costa, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), conquistou premiação no International Association for Dental Research (IADR) Hatton Award 2021, principal competição na área de pesquisa científica odontológica do Brasil, realizada durante a 38ª reunião anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), de 8 a 11 de setembro. Como prêmio, Camila Costa receberá auxílio para representar o Brasil, apresentando seu trabalho na próxima reunião mundial IADR, em 2022, na China.

O trabalho premiado intitulado ‘Association between poor oral health and adverse covid-19 outcomes in hospitalized patients’ integra parte da tese de doutorado da discente, que é orientada pela professora da Faculdade de Odontologia da UFG (FO/UFG), Nádia do Lago Costa. Os resultados do estudo demonstraram que há uma alta prevalência de condições orais deletérias em pacientes hospitalizados com covid-19. Além disso, foi observada associação significativa entre periodontite e piores desfechos da covid-19, como tempo de internação em unidade de tratamento intensivo (UTI) e ocorrência de morte. Os achados do estudo reforçam a importância que cuidados odontológicos regulares possuem na prevenção de complicações sistêmicas da doença.

A pesquisa faz parte de um projeto global, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), para identificar e auxiliar financeiramente, projetos de pesquisa que pudessem contribuir para reduzir os impactos da pandemia de covid-19 no Estado. O grupo da pesquisa é composta pela pesquisadora e professora da disciplina Diagnóstico Bucal, da área de Patologia Bucal e Estomatologia do curso de Odontologia da UFG, Nádia do Lago Costa; pelas doutorandas Ana Carolina Serafim Vilela e Camila Alves Costa; pela estudante de Iniciação Científica, Suzane Aparecida de Oliveira; pela professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP-UFG), Fabíola Souza Fiaccadori e pelo professor da Faculdade de Odontologia da UFG, Cláudio Rodrigues Leles. Colaboram ainda com a pesquisa os cirurgiões-dentistas Tiago Dias Gomes e Alex Alves da Costa Andrade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fapeg, com informações do PPG em Odontologia da UFG

Categorias: Notícias FO covid-19 Orgulho de ser UFG