Professor Enes Marra apresentando o Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica Off-Grid. Foto: Reprodução YouTube EMC UFG.

Fóton Lab UFG recebe sistema de geração de energia solar

Em 15/09/21 11:44.

Equipamento doado por empresa formada por egressos da Universidade

Texto: Eduardo Borges

Foto: Reprodução YouTube EMC UFG

O Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Goiás (Fóton Lab/UFG) agora conta com um sistema de geração de energia solar. A solenidade de entrega do equipamento foi realizada na última sexta-feira (10/9), na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC), no Câmpus Samambaia da UFG. O coordenador do Fóton Lab, professor Enes Gonçalves Marra, iniciou o evento destacando a importância da universidade, que de acordo com ele é gerida por pessoas abertas à colaboração com a sociedade e empresas, o que permite que projetos recebam doações desse tipo.

“Estamos aqui muito em função da existência de um marco regulatório estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) após grande envolvimento da sociedade brasileira. A Resolução Normativa 482 do ano de 2012 permitiu que os consumidores de energia elétrica do País pudessem produzir sua própria energia por meio de sistemas de microgeração. Podemos dizer que as energias eólica e solar colaboraram para que a bandeira tarifária que hoje é cobrada não fosse ainda mais cara. Porém, o mais importante é o sistema do setor, que é muito propício para jovens empreendedores”, completou o professor.

Egressos

Também esteve presente o diretor técnico da Dusol Engenharia, Jilson Brasil, que ressaltou que a empresa nasceu na UFG, pois todos os sócios fundadores são egressos da Universidade. Em seguida, a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, apontou os benefícios das parcerias, sobretudo as vindas de ex-estudantes.

“Esse é um momento importante para a UFG, pois os egressos da Universidade estão retornando como empreendedores para contribuir com a instituição. Além disso, passam a ajudar também com a formação de novos profissionais. Esse ciclo é virtuoso e estamos investindo cada vez mais nessas relações com a iniciativa privada”, afirmou a vice-reitora.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, pontuou que esse retorno dado pelos ex-estudantes faz com que novas oportunidades surjam, além de contribuírem com a criação de mais empresas no mercado geridas por essas pessoas. O reitor mencionou também outras parcerias que a UFG vem conquistando.

“Acabamos de inaugurar um Hub de inovação com a empresa Merck com a finalidade de apoiar iniciativas de desenvolvimento de soluções e também geração de startups. Vejo que na UFG vem se constituindo um ambiente produtivo para que pessoas como o Jilson Brasil possam empreender. A universidade é de fato um grande agente de desenvolvimento porque forma pessoas e fomenta criação de empresas”, disse o reitor.

Após sua fala, Edward Madureira leu uma carta assinada pelo diretor da EMC, Reinaldo Gonçalves Nogueira, manifestando agradecimento à Dusol pela doação do Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica Off-Grid. Enes Marra encerrou o evento apresentando o equipamento, e afirmou que ele será indispensável na formação dos estudantes da EMC.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias EMC