Espaço das Profissões 2021 (Dia 5)

Espaço das Profissões UFG 2021 é avaliado como muito positivo

Em 17/05/21 15:55.

Formato on-line por conta de uma pandemia demonstra vantagem que deve ser incorporada

Silvânia Lima

Pelo segundo ano consecutivo, em 2021, a UFG realizou o seu Espaço das Profissões de forma virtual, por conta da pandemia de covid-19. Limitação por um lado, ampliação do alcance do evento por outro. Em outras edições, o maior evento aberto da universidade chegou a reunir presencialmente 27 mil estudantes. Agora, totalmente on-line, teve em média 90 mil visualizações e interações, chegando a estudantes de cidades interioranas de Goiás, de outras regiões do Brasil e até do exterior.

Espaço das Profissões 2021 (Dia 5)
Transmissão on-line permitiu maior participação do público

 

Para tanto, os veículos de comunicação ligados à instituição tiveram papel fundamental. Órgãos como a Secretaria de Comunicação (Secom), a Reitoria Digital, a TV UFG (canal 15.1, UHF, e canal 21 da net Goiânia) e a Rádio Universitária (870 AM, site e app Minha UFG), além das pró-reitorias de Graduação e de Extensão, mais diretamente envolvidas, se uniram na organização e execução das atividades, garantindo o suporte técnico para as lives do evento, realizadas em duas etapas: na semana anterior ao evento, numa espécie de “Esquenta Espaço das Profissões” e na semana oficial de 3 a 7 de maio, nos períodos matutino e vespertino. Tudo foi transmitido ao vivo e permanece à disposição dos interessados no Youtube Canal Oficial da UFG.

Experiência do on-line deve permanecer

A coordenadora do evento, Janice Pereira Lopes, considera muito positivo o resultado da 12ª edição do Espaço das Profissões UFG. Segundo ela, a experiência de 2020 contribuiu para um evento melhor este ano.  “Apesar das dificuldades oriundas do cenário de pandemia, a dimensão que o evento tomou dentro e fora da universidade foi surpreendente. Ressaltamos a adesão interna maciça de todos os cursos de graduação, por meio de professores e estudantes, e também da comunidade externa, que cresce a cada edição”, afirmou.

Janice Lopes observa também que está havendo uma maior aceitação do evento de forma não presencial. “Em 2021, houve um alcance maior dos estudantes do ensino médio da rede de educação básica do estado de Goiás, tivemos uma devolutiva positiva por parte das escolas, dos professores e dos estudantes, com maior participação e interação dessa comunidade em toda a programação”, relatou com satisfação a coordenadora.

A professora ressalta ainda o alto índice de participação também nas regiões interioranas do Estado. “Hoje, o evento ampliou seu espectro tanto para o interior quanto para fora de Goiás, alcançando pessoas de municípios mais distantes que em outras circunstâncias não teriam condições de participar de forma presencial na UFG”, constatou.

Em todas as edições do Espaço das Profissões há novidades. Este ano, a professora Janice Lopes destacou dois aspectos como inovadores: a divisão da programação em dois momentos para atender o público, tanto pela manhã quanto pela tarde, em ambos os períodos a programação ao vivo, com representantes dos cursos para tirar dúvidas e interagir. E, o outro, a parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Goiás que editou cartilha destinada a Semana Estadual de Orientação Vocacional, voltada para as escolas estaduais de ensino médio, incluindo o Espaço das Profissões UFG na programação.

Outra novidade em 2021 foi o sorteio de 10 bolsas de estudo para o Centro de Línguas da UFG, a partir de parceria estabelecida entre o evento e o CL/UFG. Os contemplados puderam escolher uma entre as 5 línguas estrangeiras oferecidas pela CL da Faculdade Letras (inglês, espanhol, francês, italiano e alemão).

Para 2022, Janice Lopes disse que a instituição trabalha para ampliar ainda mais o alcance do evento. “A expectativa para 2022 é de que a gente consiga tirar elementos das experiências anteriores, principalmente das versões não presenciais, para promover um EP cada vez mais inclusivo e com acesso mais democrático que, quiçá, não se restrinja a um evento exclusivamente presencial. Queremos levar o evento e a UFG cada vez mais longe, mais perto da sociedade, pois essa é uma universidade pública e gratuita, portanto é de todos e deve ser conhecida amplamente”, concluiu.

Programação de longo alcance

Para cumprir o objetivo de apresentar todos os cursos de graduação e ainda as formas de ingresso, as possibilidades e curiosidades da vida acadêmica - tudo isso garantindo a interação com o público -, profissionais se revezaram por duas semanas em produções, como o “Esquenta Espaço das Profissões”, produzido e veiculado pela equipe da TV UFG, na semana anterior ao evento, de 26 a 30 de abril, e as lives programadas para o evento, de 3 a 7 de maio, pela manhã e tarde.

O “Esquenta” Espaço das Profissões contou com uma programação especial toda voltada para os temas de interesse do evento, como ingresso (Enem, Sisu), política de cotas (reserva de vagas), acessibilidade, ações afirmativas e assistência estudantil. Os programas foram retransmitidos pela Rádio Universitária, ampliando o alcance da informação aos estudantes, e permanecem disponíveis nas redes.

Nesse período, a Rádio Universitária também produziu entrevistas especiais, chamando a atenção para outros temas importantes da vida acadêmica, desde o início da formação, como pandemia x processos seletivos, ensino remoto, ensino a distância, extensão, pesquisa, intercâmbio e mercado de trabalho. O material foi veiculado nas edições dos boletins informativos, ao longo do dia, e estão disponíveis no site da emissora.

A semana do evento contou com a presença de comunicadores na mediação das lives do período matutino e da equipe da TV UFG nas lives vespertinas – programação essa que foi retransmitida, simultaneamente, pela Rádio Universitária.

Ampla visualização       

As visualizações e interações possíveis pelas redes foram muito satisfatórias durante o Espaço das Profissões UFG 2021. A audiência da TV UFG nos dez dias dedicados ao evento somou mais de 18 mil aparelhos sintonizados.

Os 37 stories publicados no Instagram da UFG tiveram mais de 290 mil visualizações na semana do evento. Os conteúdos produzidos pela Secom e TV UFG atraíram mais de 96 mil impressões no Facebook. E no Youtube, uma média de 90 mil visualizações, em diferentes canais (TV UFG, Rádio Universitária e Youtube) onde foi possível extrair os dados. No ano passado, esse número foi de 50 mil visualizações.  

Todo o material desta e de outras edições do Espaço das Profissões UFG pode ser acessado pelo Youtube, Canal Oficial da UFG, por meio de playlists especiais do evento.

Escute as transmissões do Espaço das Profissões no Spotify

Escute as transmissões do Espaço das Profissões na Anchor

Assista as Lives do Espaço das Profissões no Youtube 

Fonte: Rádio Universitária

Categorias: Notícias Espaço das Profissões 2021