HC-UFG Sicoob

Cerimônia de agradecimento pela doação de R$ 1 mi em equipamentos será em 8/2

HC-UFG Sicoob

Thalízia Ferreira

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Hospital das Clínicas (HC-UFG) receberão, nesta segunda-feira (8/2), às 10 horas, representantes da Sicoob Unicentro Brasileira - uma cooperativa do Sistema de Cooperativa de Financeiras do Brasil (Sistema Sicoob) - para uma solenidade de agradecimento à Cooperativa pela doação, no valor de R$ 1,044 milhão de reais, em equipamentos médico-hospitalares para o HC. Os equipamentos foram destinados à ativação de leitos de terapia intensiva, necessários para o tratamento de pacientes com covid-19.

A cerimônia ocorrerá no saguão do novo prédio do HC e será restrita a poucos convidados devido à pandemia. Na ocasião, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e o superintendente do HC, José Garcia Neto, receberão o diretor-presidente da Sicoob Unicentro Brasileira, Raimundo Nonato Leite Pinto, convidados da Sicoob, e o representante do Centro Acadêmico de Medicina da UFG, Pedro Henrique de Ávila Perillo, para o descerramento da placa de agradecimento, que ficará afixada no terceiro andar do novo prédio, onde está instalada a UTI Adulto do HC.

Do valor total arrecadado pela Sicoob, o HC-UFG já recebeu R$ 679.949,19 reais em equipamentos, como monitores multiparamétricos, raio X móvel e ultrassom, eletrocardiógrafos, cardioversores, kits de laringoscópio adulto e aspiradores cirúrgicos. O restante do recurso, no valor de R$ 364.719,86 reais, está em uma conta da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc) aguardando liberação para a aquisição de novos equipamentos.

Mobilização

A doação partiu da sensibilização dos cooperados da Sicoob Unicentro Brasileira, que se mobilizaram e levantaram recursos para uma Campanha do Centro Acadêmico XXI de Abril (Caxxia), da Faculdade de Medicina da UFG, intitulada “Vakinha - Juntos pelo HC-UFG contra a covid-19”, que recebeu contribuições entre os dias 15 de abril e 22 de maio de 2020. Sensibilizados com o empenho dos estudantes e com a causa da campanha, mais de mil associados da Sicoob, com o apoio de outras cooperativas, como a Unimed Goiânia, a Coopanest e o Bancoob, levantaram mais de R$ 1 milhão de reais, que foram entregues em cerimônia realizada em junho do ano passado.

Fonte: HC UFG

Categorias: notícias HC-UFG