Convencao_SETI

Seti apresenta panorama do ano e perspectivas para área de TIC em 2021

Em 21/12/20 12:08.

Um dos projetos para o próximo ano é a implantação do sistemas de controle de acesso

Convencao_SETI
Convenção Seti 2020 (Imagem: captura de tela)

Aproximadamente 100 servidores e colaboradores da Secretaria de Tecnologia e Informação (Seti), Centro de Recursos Computacionais (Cercomp), Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq) e Diretoria de Telecomunicações (Dtel) se reuniram, de forma remota, para participar da Convenção SeTI 2020, realizada no último dia 10 e apresentar o panorama das atividades e perspectivas para área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) da UFG.

O evento, que nos anos anteriores foi realizado no Cercomp, foi ampliado de forma a englobar a Secretaria e seus órgãos vinculados. O reitor, Edward Madureira, e a vice-reitora, Sandramara Chaves, acompanharam o evento e em suas falas contextualizaram a atuação da Universidade na sociedade, especialmente em relação às ações de enfrentamento à pandemia covid-19, e destacaram a importância da área TIC para o desenvolvimento das atividades que, diante do contexto atual, tiveram que se reinventar em uma abordagem remota.

“Participar da Convenção da Seti foi uma experiência enriquecedora, fiquei encantada com todo o trabalho apresentado. Apesar de conhecer e acompanhar as atividades realizadas pelos órgãos vinculados à Seti, a oportunidade de assistir às apresentações com a compilação dos trabalhos e avaliação de cada equipe permitiu mostrar o quanto avançamos, além de demonstrar todo o potencial e qualidade do trabalho dessas equipes, assim como o papel que as TICs ocupam no contexto de uma universidade", destacou a vice-reitora.

Integração

O secretário de TI da UFG, Leandro Oliveira, considera que “o principal objetivo da convenção é integrar as equipes, já que na perspectiva do trabalho colaborativo é importante que os colegas percebam que o seu trabalho faz parte de um grande quebra-cabeça onde as peças devem se encaixar”. Para o secretário, “o evento, mesmo que virtual, traz o sentimento de equipe necessário para minimizar o distanciamento em virtude da pandemia covid-19”.

A convenção foi organizada em três blocos de atividades. O primeiro, após abertura feita pelo reitor e vice-reitora, trouxe um desafio ao secretário e diretores da Seti de sintetizar “três anos de gestão em cinco minutos”, de forma a destacar os avanços realizados e desafios encontrados nesse período. Posteriormente, os diretores do Cidarq e da Dtel e os gerentes do Cercomp apresentaram suas equipes (representadas em um mosaico de fotos), atribuições, principais atividades e entregas realizadas em 2020.

Projetos

Como último painel, o secretário da Seti e diretor do Cercomp, Igor Rodrigues Vieira, enfatizaram quais as perspectivas para área de TIC da UFG em 2021, destacando projetos como a implantação do sistemas de controle de acesso, a informatização de processos e a gestão documental, a entrega de novos sistemas de informação e a evolução dos existentes, as alternativas para ampliação e modernização da infraestrutura computacional e a governança de TI, com a publicação de normativos internos para organização e regulamentação das atividades.

“Frente aos desafios que enfrentamos este ano, ficou evidente a necessidade de trabalharmos em conjunto para encontrarmos soluções integradas para problemas que já existiam e que nos tempos de pandemia se tornaram urgentes. Os problemas não se encerram agora, mas abrimos nosso horizonte para o próximo ano com a perspectiva de avanços em cada área”, destacou o diretor do Cidarq, Paulo Eduardo Neto.

Avaliação

A avaliação geral do evento entre os demais diretores da Seti também foi muito positiva. Para o diretor da Dtel, Wantuir Silva, “a convenção confirmou como o nosso trabalho dentro de uma instituição pública de ensino superior é imprescindível em todos os momentos já vividos e, principalmente, nesta pandemia. O momento é complicado, mas conseguimos manter nossas atividades em pleno funcionamento e atender toda a instituição em trabalho remoto e presencial”.

Já para Igor Vieira, “em um ano tão exigente e desafiador, a convenção seguiu na mesma linha, se ampliou e reforçou a necessidade de um trabalho cada vez mais orgânico e integrado”. Para ele foi gratificante ver representado o esforço e comprometimento de cada servidor e colaborador na condução de seu trabalho, e como isso se soma a outras atividades e ações da UFG que mantiveram suas atividades durante a pandemia e entregaram novos serviços à sociedade.

Principais atividades e entregas realizadas em 2020 pela Seti, Cercomp, Cidarq, Dtel:

• Implantação do projeto piloto do Sistema de Controle de Acesso - Quadra 62 (IPTSP, FO, FD, FE, CA-D)
  • Implantação de CFTV (videomonitoramento), alarme e controle de acesso no Campus da Cidade de Goiás
  • Confecção de 600 crachás com RFID (a impressão está sendo feita de forma escalonada)
  • Disponibilização do Peticionamento Eletrônico/SEI para graduação e pós-graduação stricto sensu
  • Estudo de estruturação do Cidarq: Projeto Otimiza Cidarq e Plano de Gestão de Riscos
  • Implantação do módulo Acesso à Informação/Sipac para encaminhamento de demandas SIC
  • Desenvolvimento do projeto de extensão Retratos de Memória
  • Atendimento de aproximadamente 6.300 chamados (GLPI) pela equipe do Cercomp
  • Apoio técnico em 44 processos de contratação de bens/serviços de TI
  • Coleta, triagem e realocação de mais de 300 equipamentos de TI
  • Mapeamento, revisão e implantação de processos internos do Catálogo de Serviços do Cercomp