natura capes

Pesquisa da UFG ganha Prêmio CAPES/Natura

En 16/12/20 17:21 .

O autor do trabalho é Vinícius de Medeiros Alves, que, sob a orientação da professora Carolina Horta, realizou graduação, mestrado e doutorado na Faculdade de Farmácia

Luciana Santal (Com informações da Assessoria de Comunicação da Capes)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou em dezembro o resultado da 3ª edição do Prêmio CAPES/Natura Campus de Excelência em Pesquisa, que tem o objetivo de estimular a produção de artigos de alta relevância e impacto para o desenvolvimento científico e tecnológico voltados à Sustentabilidade e Biodiversidade. Em 2020, dois temas foram escolhidos para a submissão de artigos: “Ciências moleculares e bioinformática com aplicações em tecnologias cosméticas” e “Amazônia: a ciência de dados contribuindo para conservação socioambiental e uso sustentável dos recursos naturais”.

O doutor em Inovação Farmacêutica pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Vinícius de Medeiros Alves, produziu o artigo “QSAR models of human data can enrich or replace LLNA testing for human skin sensitization”, relacionado à sua tese de doutorado, orientado pela professora da Faculdade de Farmácia (FF), Carolina Horta. A produção, publicada no periódico Green Chemistry, da Royal Society of Chemistry, foi a vencedora no tema 1 do Prêmio CAPES/Natura e trata do trabalho desenvolvido por Vinícius na criação de modelos computacionais para análise de sensibilização cutânea, que podem ser usados em alternativa aos animais no laboratório.

natura capes
Vinícius recebeu o prêmio no início de dezembro. A orientadora e a UFG também receberão certificados de premiação

Ao todo, foram 153 trabalhos inscritos nas duas temáticas da seleção. Catherine Torres de Almeida, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), obteve o primeiro lugar no tema 2, e também recebeu a mesma premiação de Vinícius: o valor de R$25 mil reais e um certificado de autor premiado. O Programa de Pós-graduação em Inovação Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFG, onde a pesquisa foi realizada, assim como sua orientadora, a professora Carolina Horta, também receberão certificados de premiação.

Vinícius é doutor em Inovação Farmacêutica desde 2017 pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência no desenvolvimento e aplicação de métodos de quimioinformática e modelagem molecular aplicada em pesquisas farmacêuticas e ambientais. Trabalha empregando técnicas de aprendizado de máquina e ciência de dados para analisar e extrair conhecimento de dados quimiogenômicos complexos e priorizar compostos químicos a serem testados experimentalmente. Para conhecer mais o seu trabalho, acesse o currículo lattes do pesquisador na Plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

prêmio natura capes
Da esquerda para direita: prof. Carolina Horta (FF), prof. José L. Medina-Franco (Universidade Nacional Autonoma do México) e Vinícius de Medeiros Alves durante congresso IUPAC 2017 - 46th World Chemistry Congress (Imagens: arquivo dos pesquisadores)

Ele considera fundamental o incentivo à produção científica nas universidades e também dos órgãos apoiadores. “Eu acredito que quando um trabalho científico tem impacto e é reconhecido, quem mais se beneficia é a sociedade. Essa conquista demonstra que tanto a Faculdade de Farmácia, quanto a UFG são instituições sólidas e que desenvolvem ciência de ponta. A realização desse trabalho também não seria possível sem o apoio das agências de fomento, que precisam ser fortalecidas para que possamos continuar produzindo talentos”, afirmou.

A professora da Faculdade de Farmácia, Carolina Horta, atuou na orientação dos trabalhos de Vinícius desde a sua iniciação científica, durante a sua graduação em Farmácia, como no mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, e no doutorado no Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica. Ela afirmou que essa conquista, motivo de muita alegria e orgulho, também é de todos os orientadores, colaboradores e instituições envolvidas neste trabalho de altíssima qualidade, relevância e impacto para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. A professora ainda enalteceu a vitória de seu orientando: “Ganhar este prêmio, dentre os mais de 150 trabalhos enviados, nos mostra que é possível desenvolver pesquisa de ponta na área de Fármacos, Cosméticos, Bioinformática, e Inteligência Artificial, fora dos eixos Sul e Sudeste do Brasil, mas com investimentos em Ciência e Tecnologia”.

Para o desenvolvimento do projeto ao longo destes anos, Vinícius recebeu apoio do CNPq, do Programa Ciências Sem Fronteiras e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e também contou com a importante colaboração de pesquisadores de excelência parceiros do exterior, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), local de realização do estágio de doutorado-sanduíche. Carolina Horta lamenta que, com poucas colocações no mercado de trabalho e investimentos escassos em Ciência e Tecnologia no Brasil, talentos como Vinícius tenham que deixar o país. “Desde 2018, Vinícius atua como pesquisador em instituições nos Estados Unidos, por falta de oportunidades para jovens doutores aqui no Brasil. Se quisermos alcançar a soberania do nosso país, temos que investir massivamente em Ciência e Tecnologia. Esse prêmio é um reconhecimento muito importante para nossas pesquisas, e queremos continuar a desenvolver ciência de qualidade no Brasil”, defendeu.

Fuente: Secom UFG (com informações da Capes)

Categorías: notícias Prêmio FF