clat inf ufg

App criado por estudante do INF é premiado no Web Media 2020

Em 10/12/20 11:52.

Ferramenta está em fase de desenvolvimento e tem o objetivo de auxiliar na alfabetização de crianças

clat inf ufg

O projeto de um aplicativo para sondagem de hipótese de escrita infantil intitulado Children Literacy Aid Tool (Clat) desenvolvido pela estudante de  doutorado Jaline Gonçalves Mombach sob orientação do professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fabrizzio Soares. O projeto foi contemplado como melhor trabalho pelo prêmio Luiz Fernando, oferecido aos trabalhos apresentados durante o Workshop de Ferramentas e Aplicações da 26ª Edição do WebMedia.

clat inf ufg 2
Estudante de doutorado do INF UFG: Jaline Gonçalves Mombach (Foto: divulgação)

O principal objetivo da pesquisa é desenvolver um método para auxiliar na condução de sessões automatizadas de ditado de palavras para crianças e fornecer suporte à classificação de hipóteses de escrita infantil aos educadores, e é realizado em parceria com o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG).

Destaca-se que, diante dos recentes cenários de isolamento social, as atividades de ensino-aprendizagem foram movidas para plataformas on-line, porém, diversas atividades essenciais para o ensino-aprendizagem nas fases iniciais foram prejudicadas, entre elas, a sondagem de hipótese. Assim, o projeto foi proposto na forma de Aplicativo para sondagem de hipótese de escrita infantil remota.

O projeto foi um dos quatro pré-selecionados de um total de 24 propostas para concorrer ao prêmio na trilha Prêmio Luiz Fernando, a serem apresentados junto aos trabalhos do WFA (Workshop de Ferramentas e Aplicações), evento paralelo do WebMedia 2020. O trabalho foi apresentado no dia 4 de Dezembro de 2020 e foi anunciado na cerimônia de encerramento como o melhor trabalho na quinta edição do prêmio LF. A apresentação produzida pelos autores pode ser visualizada no Youtube.

Sobre o Prêmio LF, WFA e Webmedia

O  Prêmio Luiz Fernando de Computação objetiva agraciar professores e estudantes de TIC envolvidos em projetos de inovação, completos ou em andamento, que tenham impacto social e promovam a melhoria da sociedade. Neste ano o prêmio foi concedido a trabalhos pré-selecionados no WFA durante o WebMedia 2020. Na edição deste ano, o prêmio LF teve diversos tópicos recomendados, e um deles era  TICs de apoio ao combate à pandemia da covid-19.

O Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA) tem sido tradicionalmente promovido como uma sessão integrada ao WebMedia. A sessão é um fórum importante onde membros da academia e da indústria podem apresentar suas últimas ferramentas, protótipos, aplicações e demonstrações. Todos os trabalhos submetidos são revisados por membros do comitê de programa do WFA e os selecionados são apresentados durante o WebMedia. Com um caráter mais prático, no WFA há uma ênfase na demonstração de aplicações e ferramentas, na experiência de seu desenvolvimento, em questões de implantação e uso, e também nas perspectivas criadas por elas.

Por fim, o WebMedia - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é o principal evento do tema no Brasil e uma excelente oportunidade de intercâmbios científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web.

Pesquisa da UFG cria tecnologia paraauxiliar na alfabetização de crianças

Doutoranda do INF UFG cria protótipo para auxiliar na alfabetização de crianças

Fonte: INF/UFG

Categorias: notícias Orgulho de ser UFG inf