IMG-20201103-WA0032_02.jpg

Egressa da UFG recebe prêmio da Associação Brasileira de Antropologia

Em 04/11/20 08:08.

Marilia Morais se graduou em Ciências Sociais em 2018 e continua atuando de forma ativa em projetos relacionados a saberes indígenas

Texto: Caroline Pires

A egressa do curso de Ciências Sociais da UFG, Marilia Caetano Rodrigues Morais, recebeu ontem, 3/11, o Prêmio Lévi-Strauss de artigo científico na modalidade Melhores artigos de recém-graduado/a. A premiação é oferecida pela Associação Brasileira de Antropologia e visa estimular novas carreiras e dar visibilidade à produção original e de grande qualidade acadêmica desenvolvida na graduação.

Formada em 2018, Marilia Morais foi bolsista PIBID e PIBIC-PROLICEN e trabalhou intensamente na qualificação compartilhada do acervo da coleção Lipkind, junto a professores Inỹ que são alunos do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A atividade integra o projeto "Compartilhar saberes: o fluxo das coisas Karajá e a coleção William Lipkind do Museu Nacional, UFRJ" (CNPq), sob orientação do prof. Manuel Ferreira Lima Filho (FCS/UFG). Em sua trajetória acadêmica a egressa realizou entrevistas e oficinas no NTFSI (Goiânia-GO) e uma experiência etnográfica nas aldeias JK e Santa Isabel do Morro (Ilha do Bananal-TO). Marília lembra que a aprendizagem e técnica relacionada a bykyrè (esteira na língua Inỹ) foram questões que acompanharam até o trabalho final de conclusão de curso.  "A proposta do artigo premiado foi refletir sobre como o estudo etnográfico da bykyrè, realizado junto a professores Inỹ, a partir de uma abordagem processual da técnica e da aprendizagem, pode contribuir para entender persistências e transformações da técnica de uma geração para a próxima e qual o lugar do acervo de fotografias e documentos da coleção William Lipkind (1938) do Museu Nacional nesse processo", explicou.

Atualmente Marília Morais é mestranda no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília, sob orientação do prof. Guilherme Sá, vinculado ao Laboratório Antropologia da Ciência e Técnica. A egressa permanece ligada à UFG fazendo parte do projeto de pesquisa “Thesaurus Karajá” (Museu Antropológico/FCS/UFG) e do Centro de Estudos de Línguas e Saberes Indígenas (Núcleo Takinahaky/UFG).

IMG-20201103-WA0032_02.jpg

Marília Morais, prof. Manuel Ferreira Lima Filho, Lucas Santana e Lucas Yabagata, que participaram do projeto "Compartilhar Saberes"

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias FCS museu antropológico